Como a China planeja reduzir a dominância do dólar com sua moeda digital

Tal como a Corrida Armamentista e a Corrida Espacial, podemos testemunhar em um futuro próximo a Corrida do Dinheiro, onde diferentes potências mundiais tentarão apresentar a melhor solução para o dinheiro do futuro.

-

Siga no

Em meio a atual crise do coronavírus, vários governos continuam elaborando projetos para lidar com as mudanças no setor financeiro. Um desses é a moeda digital da China, atualmente apelidada de Yuan Digital.

Recentemente o país asiático divulgou como seria a fase inicial de introdução do projeto, agora, de acordo com o site TimesNow os testes iniciais começaram.

Supostamente, a moeda já está em uso nas cidades de Shenzhen, Suzhou e Chengdu. O mais curioso é que esse teste começou logo após o risco de uma nova guerra comercial entre EUA e China.

Com isso em mente, a atual situação de “paz” entre os dois países pode ficar ainda mais frágil e dessa vez o Yuan Digital com certeza será usado para combater as sanções com o dólar.

Essa é uma movimentação sem precedentes para a economia digital e pode ser um ponto de ignição para uma fortificação das moedas digitais.

Por enquanto é difícil tentar prever o quanto isso realmente vai impactar a relação comercial entre os dois países e como isso vai impactar outras jurisdições.

Também vale a pena ficar de olho na movimentação para tentar entender o quanto um projeto assim é viável.

Moeda da China como defesa contra o dólar

Moeda da China, Criptomoeda Bitcoin e Dólar
Moeda da China, Bitcoin e Dólar

Vale ressaltar que as Moedas Digitais de Banco Central (CBDC) são bem diferentes do Bitcoin e outros projetos descentralizados dentro do mercado de criptomoedas.

Essas são moedas que, assim como a fiduciária (emitida e controlada pelo governo), são controladas por uma entidade centralizada e até mesmo aumentam o poder dos Bancos Centrais.

Com o Yuan Digital, ou qualquer outra moeda do tipo, é possível rastrear todas as transações, independente do tamanho, diminuindo consideravelmente a privacidade das transações. Mas esse não é o único poder que a moeda digital da China terá.

Moeda Digital da China desafia dominância do dólar

Muitos especialistas acreditam que o projeto vai ser uma ferramenta para desafiar a dominância do dólar americano na economia global. O Yuan Digital trará a possibilidade de transações rápidas e eficientes com outros países, sem a necessidade de envolver o dólar na equação.

Por exemplo, de acordo com o TimesNow, especialistas acreditam que outras nações asiáticas e da África podem usar a moeda digital da China para negociar petróleo com o Irã. Com isso, o Irã conseguiria vender o petróleo que produz, mesmo com as sanções dos EUA.

Isso diminuiria consideravelmente o soft power que os EUA possuem em praticamente todos os países do mundo. Consequentemente, o dólar perde força, já que muito da riqueza dos Estados Unidos vem do quanto eles controlam nações menos desenvolvidas.

Segundo Madhu Vij, professor de negócios internacionais na Universidade de Delhi:

“A nova moeda digital da China vai definitivamente ameaçar a supremacia do dólar como uma foram de pagamento internacional.

(…) Os EUA precisam pensar no dólar digital urgentemente.”

O início da “Corrida do Dinheiro”

Bitcoin e Dólar
Bitcoin e Dólar

Tal como a Corrida Armamentista e a Corrida Espacial, podemos testemunhar em um futuro próximo a Corrida do Dinheiro, onde diferentes potências mundiais tentarão apresentar a melhor solução para o novo dinheiro.

Essa é uma realidade que está sendo cada vez mais estudada por diferentes autores e especialistas.

O Yuan Digital é o projeto com desenvolvimento mais avançado e basta a adoção de grandes companhias para que ele passe a ameaçar consideravelmente as moedas fiduciárias. Isso já está acontecendo até com grandes empresas dos EUA.

Com certeza os EUA precisam correr contra o tempo para não ficarem para trás nesse atual cenário financeiro, que foi piorado pela crise do coronavírus.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Hacker do Twitter já tinha roubado fortuna em Bitcoin

No final da última semana autoridades da Flórida prenderam um adolescente acusado de ser o organizador do hack que afetou o Twitter e centenas...
Processo na Justiça

Pedido de líder da BWA Brasil é negado em caso milionário

Um processo coletivo milionário corre na justiça contra a BWA Brasil e seu presidente. Na justiça, o líder da BWA Brasil fez um pedido...
Bandeira Brasil e Argentina

Brasileiros são traders de Bitcoin, Argentinos são holders

A corretora Ripio é uma startup com sede na Argentina e operações em vários países da América do Sul, inclusive Brasil. De acordo com...