Como a China planeja reduzir a dominância do dólar com sua moeda digital

Tal como a Corrida Armamentista e a Corrida Espacial, podemos testemunhar em um futuro próximo a Corrida do Dinheiro, onde diferentes potências mundiais tentarão apresentar a melhor solução para o dinheiro do futuro.

-

Siga no
O Yuan Digita (da China)l ainda é a CBDC mais avançada no mundo.
Anúncio

Em meio a atual crise do coronavírus, vários governos continuam elaborando projetos para lidar com as mudanças no setor financeiro. Um desses é a moeda digital da China, atualmente apelidada de Yuan Digital.

Recentemente o país asiático divulgou como seria a fase inicial de introdução do projeto, agora, de acordo com o site TimesNow os testes iniciais começaram.

Supostamente, a moeda já está em uso nas cidades de Shenzhen, Suzhou e Chengdu. O mais curioso é que esse teste começou logo após o risco de uma nova guerra comercial entre EUA e China.

Anúncio

Com isso em mente, a atual situação de “paz” entre os dois países pode ficar ainda mais frágil e dessa vez o Yuan Digital com certeza será usado para combater as sanções com o dólar.

Essa é uma movimentação sem precedentes para a economia digital e pode ser um ponto de ignição para uma fortificação das moedas digitais.

Por enquanto é difícil tentar prever o quanto isso realmente vai impactar a relação comercial entre os dois países e como isso vai impactar outras jurisdições.

Também vale a pena ficar de olho na movimentação para tentar entender o quanto um projeto assim é viável.

Moeda da China como defesa contra o dólar

Moeda da China, Criptomoeda Bitcoin e Dólar
Moeda da China, Bitcoin e Dólar

Vale ressaltar que as Moedas Digitais de Banco Central (CBDC) são bem diferentes do Bitcoin e outros projetos descentralizados dentro do mercado de criptomoedas.

Essas são moedas que, assim como a fiduciária (emitida e controlada pelo governo), são controladas por uma entidade centralizada e até mesmo aumentam o poder dos Bancos Centrais.

Com o Yuan Digital, ou qualquer outra moeda do tipo, é possível rastrear todas as transações, independente do tamanho, diminuindo consideravelmente a privacidade das transações. Mas esse não é o único poder que a moeda digital da China terá.

Moeda Digital da China desafia dominância do dólar

Muitos especialistas acreditam que o projeto vai ser uma ferramenta para desafiar a dominância do dólar americano na economia global. O Yuan Digital trará a possibilidade de transações rápidas e eficientes com outros países, sem a necessidade de envolver o dólar na equação.

Por exemplo, de acordo com o TimesNow, especialistas acreditam que outras nações asiáticas e da África podem usar a moeda digital da China para negociar petróleo com o Irã. Com isso, o Irã conseguiria vender o petróleo que produz, mesmo com as sanções dos EUA.

Isso diminuiria consideravelmente o soft power que os EUA possuem em praticamente todos os países do mundo. Consequentemente, o dólar perde força, já que muito da riqueza dos Estados Unidos vem do quanto eles controlam nações menos desenvolvidas.

Segundo Madhu Vij, professor de negócios internacionais na Universidade de Delhi:

“A nova moeda digital da China vai definitivamente ameaçar a supremacia do dólar como uma foram de pagamento internacional.

(…) Os EUA precisam pensar no dólar digital urgentemente.”

O início da “Corrida do Dinheiro”

Bitcoin e Dólar
Bitcoin e Dólar

Tal como a Corrida Armamentista e a Corrida Espacial, podemos testemunhar em um futuro próximo a Corrida do Dinheiro, onde diferentes potências mundiais tentarão apresentar a melhor solução para o novo dinheiro.

Essa é uma realidade que está sendo cada vez mais estudada por diferentes autores e especialistas.

O Yuan Digital é o projeto com desenvolvimento mais avançado e basta a adoção de grandes companhias para que ele passe a ameaçar consideravelmente as moedas fiduciárias. Isso já está acontecendo até com grandes empresas dos EUA.

Com certeza os EUA precisam correr contra o tempo para não ficarem para trás nesse atual cenário financeiro, que foi piorado pela crise do coronavírus.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Leia mais

Últimas notícias

“Se você acha que imposto é roubo, chama a polícia”, diz Kim Kataguiri

Em um entrevista para o canal Letícia Shirakiin, o Deputado Federal Kim Kataguiri foi questionado se imposto é roubo. A resposta veio em tom de...

Surge o Primeiro Case da Hathor

Pois então que surge espontaneamente o primeiro caso de uso da blockchain brasileira Hathor. Vou contar como isso aconteceu. Bem, o time concebeu a...

Google fala sobre golpe com Bitcoin

No podcast mais recente do Google, três especialistas da gigante das buscas comentaram sobre um tipo de golpe que envolve Bitcoin. No tópico que falava...