Como a China planeja reduzir a dominância do dólar com sua moeda digital

Tal como a Corrida Armamentista e a Corrida Espacial, podemos testemunhar em um futuro próximo a Corrida do Dinheiro, onde diferentes potências mundiais tentarão apresentar a melhor solução para o dinheiro do futuro.

-

Nos siga no:

Em meio a atual crise do coronavírus, vários governos continuam elaborando projetos para lidar com as mudanças no setor financeiro. Um desses é a moeda digital da China, atualmente apelidada de Yuan Digital.

Recentemente o país asiático divulgou como seria a fase inicial de introdução do projeto, agora, de acordo com o site TimesNow os testes iniciais começaram.

Supostamente, a moeda já está em uso nas cidades de Shenzhen, Suzhou e Chengdu. O mais curioso é que esse teste começou logo após o risco de uma nova guerra comercial entre EUA e China.

Com isso em mente, a atual situação de “paz” entre os dois países pode ficar ainda mais frágil e dessa vez o Yuan Digital com certeza será usado para combater as sanções com o dólar.

Essa é uma movimentação sem precedentes para a economia digital e pode ser um ponto de ignição para uma fortificação das moedas digitais.

Por enquanto é difícil tentar prever o quanto isso realmente vai impactar a relação comercial entre os dois países e como isso vai impactar outras jurisdições.

Também vale a pena ficar de olho na movimentação para tentar entender o quanto um projeto assim é viável.

Moeda da China como defesa contra o dólar

Moeda da China, Criptomoeda Bitcoin e Dólar
Moeda da China, Bitcoin e Dólar

Vale ressaltar que as Moedas Digitais de Banco Central (CBDC) são bem diferentes do Bitcoin e outros projetos descentralizados dentro do mercado de criptomoedas.

Essas são moedas que, assim como a fiduciária (emitida e controlada pelo governo), são controladas por uma entidade centralizada e até mesmo aumentam o poder dos Bancos Centrais.

Com o Yuan Digital, ou qualquer outra moeda do tipo, é possível rastrear todas as transações, independente do tamanho, diminuindo consideravelmente a privacidade das transações. Mas esse não é o único poder que a moeda digital da China terá.

Moeda Digital da China desafia dominância do dólar

Muitos especialistas acreditam que o projeto vai ser uma ferramenta para desafiar a dominância do dólar americano na economia global. O Yuan Digital trará a possibilidade de transações rápidas e eficientes com outros países, sem a necessidade de envolver o dólar na equação.

Por exemplo, de acordo com o TimesNow, especialistas acreditam que outras nações asiáticas e da África podem usar a moeda digital da China para negociar petróleo com o Irã. Com isso, o Irã conseguiria vender o petróleo que produz, mesmo com as sanções dos EUA.

Isso diminuiria consideravelmente o soft power que os EUA possuem em praticamente todos os países do mundo. Consequentemente, o dólar perde força, já que muito da riqueza dos Estados Unidos vem do quanto eles controlam nações menos desenvolvidas.

Segundo Madhu Vij, professor de negócios internacionais na Universidade de Delhi:

“A nova moeda digital da China vai definitivamente ameaçar a supremacia do dólar como uma foram de pagamento internacional.

(…) Os EUA precisam pensar no dólar digital urgentemente.”

O início da “Corrida do Dinheiro”

Bitcoin e Dólar
Bitcoin e Dólar

Tal como a Corrida Armamentista e a Corrida Espacial, podemos testemunhar em um futuro próximo a Corrida do Dinheiro, onde diferentes potências mundiais tentarão apresentar a melhor solução para o novo dinheiro.

Essa é uma realidade que está sendo cada vez mais estudada por diferentes autores e especialistas.

O Yuan Digital é o projeto com desenvolvimento mais avançado e basta a adoção de grandes companhias para que ele passe a ameaçar consideravelmente as moedas fiduciárias. Isso já está acontecendo até com grandes empresas dos EUA.

Com certeza os EUA precisam correr contra o tempo para não ficarem para trás nesse atual cenário financeiro, que foi piorado pela crise do coronavírus.

Quer receber novidades no e-mail? Assine nossa  Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Quando não estou pesquisando sobre o criptomercado, estou criando conteúdo sobre ficção científica.

Escreva seu comentário:

1 COMENTÁRIO

  1. Esta corrida do dinheiro vai levar as nações a uma guerra comercial sem precedentes e alianças serão testadas, assim bastará uma “traição entre aliados” que uma guerra sem precedentes começará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Máquinas de mineração de Bitcoin da Bitmain

Programa de certificação da Bitmain será expandido

A mineração de Bitcoin é uma atividade essencial da rede, que garante o funcionamento da rede e segurança. Uma das principais empresa do mercado...
Apresentador Ratinho

Empresa suspeita de pirâmide diz que vai aparecer em live do Ratinho

Uma possível pirâmide financeira que tem prometido rendimentos garantidos aos clientes afirma que irá aparecer em uma live do apresentador Ratinho, do SBT. A...
Golpe com criptomoedas

Golpistas usam nome da Forbes para realizar fraudes com criptomoedas

Os golpes dentro do criptomercado continuam acontecendo em diferentes plataformas. Geralmente eles utilizam um nome reconhecido para validar alguma plataforma suspeita e que rouba...

China aprova lei que garante direito de receber herança em criptomoedas

Atualmente o criptomercado está em constante evolução e isso vem gerando discussões sobre vários fatores relacionados a como as criptomoedas podem ser gerenciadas. Recentemente,...
Criptomoeda do Facebook, Libra

Zuckerberg explica como sua criptomoeda vai gerar lucros para o Facebook

Aparentemente a moeda do Facebook, chamada de Libra, voltou “aquecer os motores” para tentar avançar o projeto e alcançar o tão aguardado lançamento depois...