Além da contratação de Arnold Goldberg, ex-PayPal, para mudar sua estratégia e focar em criptomoedas, o Google parece estar bem solto em todos seus serviços. Após o YouTube elogiar as criptomoedas e seus casos de uso, agora o Google Cloud montou uma equipe dedicada aos ativos digitais.
Embora não deixe claro se começará a trabalhar com moedas como Bitcoin em seus serviços, o Google mostra que já oferece algumas soluções há anos. Portanto, a empresa está acompanhando as oportunidades de perto.
Por hora, o Google Cloud parece estar buscando parcerias empresariais para o desenvolvimento de DLTs (distributed ledger technologies). Portanto, sua aparição no mercado ainda é motivo de mistério, acabando apenas com a apresentação de mais ações.
Google de mãos dadas com criptomoedas
Em seu anúncio oficial, postado nesta quinta-feira (27), o Google afirma que, embora já ofereça alguns serviços de blockchain, agora o Google Cloud terá uma equipe dedicada aos ativos digitais.
“Empresas de blockchain e baseadas em contabilidade distribuída (DLT), como Hedera, Theta Labs e Dapper Labs, já optaram por criar no Google Cloud para ter escalabilidade, flexibilidade e segurança. No futuro, a equipe de ativos digitais do Google Cloud realizará várias iniciativas de curto e longo prazo para apoiar empresas no ecossistema de ativos digitais/blockchain […]”
Seguindo, a empresa cita quais serviços relacionados ela já oferece. Como exemplo, através do BigQuery do Google Cloud é possível encontrar todo histórico de blocos e transações de doze blockchains diferentes, incluindo Bitcoin e Ethereum.
Embora a ferramenta acima seja muito mais complexa do que atuais exploradores de blocos, não é difícil imaginar que o Google ofereça tal serviço em um futuro próximo. Afinal, buscas são a sua especialidade.
O que esperar do Google em relação as criptomoedas?
Mostrando-se totalmente favorável pela tecnologia criada há treze anos por Satoshi Nakamoto através do Bitcoin, esta aprovação do Google é um ótimo sinal para todo o mercado, independente dos próximos passos.
“Somos inspirados pelo trabalho já feito no espaço de ativos digitais por nossos clientes e esperamos fornecer a infraestrutura e as tecnologias para oferecer suporte ao que é possível com as tecnologias blockchain no futuro.”
Por fim, o Google cita três princípios de deseja seguir com sua nova equipe, desejando criar parcerias grandes, manter seu comprometimento com a privacidade do usuário e oferecer opções aos mesmos.