Na última quinta-feira (8), o Google, por meio de sua divisão Cloud, liberou o seu mais novo produto, um seguro contra os ataques de mineradores de criptomoedas, que anualmente custam milhões de dólares para empresas.
De acordo com a nota de divulgação do produto, o Google Cloud indicou que a “criptomineração é uma ameaça difundida e cara aos ambientes de nuvem”.
Segundo um estudo do próprio Google, pelo menos 65% dos ambientes em nuvens invadidos praticaram a mineração de criptomoedas. Ou seja, os hackers invadem contas de empresas e utilizam suas cotas de computação para obter lucros, causando prejuízos para negócios.
Assim, o novo produto assegura até 1 milhão de dólares aos empreendedores de proteção contra os ataques de mineração de criptomoedas.
“Para fortalecer a confiança de nossos clientes em sua capacidade de detectar e interromper rapidamente ataques de criptomineração, estamos apresentando um novo Programa de proteção contra criptomineração, que oferece proteção financeira de até US$ 1 milhão para cobrir despesas não autorizadas de computação do Google Cloud associadas a ataques de criptomineração não detectados para o Security Command Center Clientes premium.”
Como vai funcionar o novo produto do Google Cloud contra ataques de mineração de criptomoedas?
Para detectar ataques de criptomineração, o Security Command Center verifica a memória da máquina virtual em busca de malware.
Em nota, o Google declarou que sua abordagem permite detectar ataques que podem passar despercebidos por ferramentas de segurança integradas que dependem da análise de logs de nuvem e informações coletadas de APIs
De acordo com Philip Bues, gerente de pesquisa para segurança na nuvem da IDC, os ataques de mineração de criptomoedas causam problemas, mas a nova solução do Google Cloud é uma inovação contra a situação.
“Os ataques de criptomineração continuam a ser um sério problema financeiro e de segurança para organizações que não possuem os controles preventivos corretos e os recursos de detecção de ameaças em seus ambientes de nuvem. O Google Cloud está dando um passo importante ao fornecer detecção integrada de ameaças de criptomineração não autorizada, apoiada por proteção financeira real disponível para clientes do Security Command Center Premium, caso um invasor escape de suas defesas de detecção. Essa abordagem de destino compartilhado para a segurança na nuvem ajuda a aumentar a confiança entre os compradores corporativos ao migrar para a nuvem.”
Os clientes que já fazem uso do Google Cloud podem acessar suas contas e procurar a nova solução, mais uma da big tech envolvendo a tecnologia das criptomoedas.
Google segue aprimorando soluções com criptomoedas
No início de junho de 2023, o Google Cloud promoveu a Lightning Network do Bitcoin por meio de uma nova parceria.
Com mais um lançamento, tudo indica que a empresa com sede nos EUA tem aprimorado suas soluções envolvendo a tecnologia das criptomoedas.