Governo do Uruguai alerta contra golpes com criptomoeda e cita “DonjuanCoin”

Várias "Fake Coins" estão atacando no país, que emitiu alerta.

O Governo do Uruguai, por meio do Ministério do Interior, alertou para os novos golpes com criptomoedas sendo aplicados em investidores. A nova leva de golpes foi apelidada pelo governo de “FakeCoins”, que são estratégias para roubar criptomoedas de vítimas.

E segundo o governo não são poucas as modalidades de golpes das quais os investidores devem se manter atentos, visto que podem chegar disfarçados de vários temas.

Dessa forma, o caso mostra a importância de se estudar antes de buscar investir no mercado de criptomoedas, que apresenta o bitcoin como a única moeda com tecnologia testada e validada há 13 anos.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Governo do Uruguai alerta contra golpes com criptomoedas de “FakeCoins”

A União Europeia tem um programa chamado “EL PAcCTO”, onde promete por meio desse ajudar a América Latina a combater o crime organizado internacional. Com esse, o projeto começou a divulgar sobre as ameaças detectadas no mercado de criptomoedas.

E o Ministério do Interior, do Governo do Uruguai, compartilhou o material em sua página na última quarta-feira (18), indicando que está atento aos golpes neste mercado.

“O objetivo é que os cidadãos possam conhecer os casos de crimes mais comuns para identificá-los, saber o que fazer e como consultar os canais de denúncia de cada país participante.”

E o projeto “FakeCoins” dá destaque para vários nomes cômicos para as fraudes, sendo “DonJuanCoin” apenas um deles, sendo este focado em dar golpes em investidores por meio da sedução.

Ganhe R$ 20 em Bitcoin! Crie sua conta na: Coinbase 🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Outro golpe comum tem sido o de figuras públicas que divulgam investimentos com alta rentabilidade e em pouco tempo, que ganhou nome de “CelebriCoin”.

“Golpes são criados para confundir investidores”

O que chama atenção para o novo alerta do governo do Uruguai, com base em uma campanha mundial, é que ele não indica que as criptomoedas são golpes, mas sim que são utilizadas por golpistas em suas atividades criminosas.

Um dos golpes alertado pela nova campanha também é o de pirâmides financeiras, que podem ser um dos mais letais dos últimos anos, sendo apelidado de “PiramiCoin”.

Os outros golpes denunciados são o “WebCoin” (sites que simulam carteiras de investimentos), “AppCoin” (aplicativos que se passam por carteiras de investimentos reais) e, por fim, “MailCoin” (golpe que aparecerá em sua caixa de entrada de e-mail, acompanhado de depoimentos de celebridades, promete multiplicar rapidamente seu investimento, ou até mesmo oferecer as primeiras criptomoedas gratuitas).

Símbolo da Campanha de países da América Latina e Europa contra golpes de criptomoedas
Símbolo da Campanha de países da América Latina e Europa contra golpes de criptomoedas. Reprodução.

Para dar mais voz a essa campanha, países da América Latina em conjunto com Portugal e Espanha criaram o site FakeCoins.org. O Brasil não é citado pelo site, indicando que não participa da iniciativa.

De qualquer forma, a campanha pede que vítimas de golpes denunciem o caso para autoridades locais.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias