Parte do Governo dos EUA, a CFTC iniciou um processo contra o DAO Ooki, por várias acusações, o que levou os investidores a venderem suas posses no mercado e a criptomoeda ligada ao projeto derreteu nas últimas 24 horas.
Os DAOs são organizações autônomas descentralizadas que possuem uma comunidade envolvida em buscar um objetivo em comum.
Em um caso recente, um DAO se propos comprar a falida Blockbuster, então investidores se reuniram em torno deste propósito e colocaram dinheiro no projeto.
Mas essas novas formas de organização financeira estão sob o olhar atento de governos, que não devem deixar esses tão livres quanto eles esperam.
Governo dos EUA processa Ooki DAO e criptomoeda do projeto derrete
A Commodity Futures Trading Commission (CFTC) tem a missão dentro do Governo dos EUA de garantir a eficiência do mercado de derivativos.
Dessa forma, na última quinta-feira (22), a comissão emitiu uma ordem contra os negócios da empresa bZeroX e seus fundadores Tom Bean e Kyle Kistner, que estariam oferecendo ilegalmente transações de commodities alavancadas com criptomoedas, além de não realizar o KYC de seus clientes.
Ambos terão de pagar uma multa de US$ 250 mil cada e cessar imediatamente suas operações, de acordo com a CFTC.
Wm simultâneo a essa ordem, o órgão do Governo dos EUA processou um DAO e causou uma queda na cotação de sua moeda, que derrete 4% nas últimas 24 horas. Nos últimos 30 dias, o prejuízo acumulado ultrapassa os 30%.
De acordo com as autoridades, o Ooki DAO é uma sucessora do bZeroX, que utilizava como base o mesmo protocolo. Assim, a CFTC quer penalizar o projeto e acabar com quaisquer violações que este DAO tenha cometido contra as leis dos Estados Unidos.
“Simultaneamente, a CFTC entrou com uma ação de execução civil federal no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia acusando o Ooki DAO – uma organização autônoma descentralizada e sucessora do bZeroX que operava o mesmo protocolo de software que o bZeroX – por violar as mesmas leis que o respondentes. A CFTC busca restituição, devolução, penalidades monetárias civis, proibições de comércio e registro e liminares contra outras violações dos regulamentos da CEA e da CFTC, conforme cobrado.”
“Queremos proteger os clientes de projetos descentralizados”
Para a diretora interina de aplicação, Gretchen Lowe, as ações contra o Ooki DAO mostram que o Governo dos EUA está empenhado em proteger os investidores de ambientes descentralizados.
Segundo ela, operações alavancadas e com margem devem ser realizadas apenas em bolsas regulamentadas, não em qualquer plataforma.
“Essas ações fazem parte dos esforços mais amplos da CFTC para proteger os clientes dos EUA em um ambiente financeiro descentralizado em rápida evolução. A negociação de ativos digitais com margem, alavancada ou financiada oferecida a clientes de varejo dos EUA deve ocorrer em bolsas devidamente registradas e regulamentadas de acordo com todas as leis e regulamentos aplicáveis. Esses requisitos se aplicam igualmente a entidades com estruturas de negócios mais tradicionais, bem como a DAOs.”
Além da criptomoeda do DAO derreter, o que chamou atenção de especialistas para o caso é que o TVL do projeto já caiu 98% desde a máxima de depósitos no projeto.
#PeckShieldAlert CFTC Imposes $250k Penalty Against bZeroX, LLC & its successor @OokiTrade
Ooki currently has 777k TVL, which has dropped -98% between September 15 and September 18
~35.24M $USD outflow of the Ooki protocol on September 18https://t.co/zhZtGxdm3q pic.twitter.com/SxhRRd0pdV— PeckShieldAlert (@PeckShieldAlert) September 23, 2022