O mundo financeiro tremeu nesta segunda (05) com a retaliação chinesa, frente as novas medidas de Donald Trump. Certamente o cenário já era esperado no mundo, que desde sexta (02) viu crescer os entraves de forma bilateral. Com a iminência de uma guerra cambial entre os EUA e China, o preço do Bitcoin subiu. Entretanto, seria este o motivo da valorização da moeda digital?
De acordo com o CEO da Circle, a recente crise entre os países foi a causa da alta do Bitcoin nos últimos dias. Cabe o destaque que após um mês de julho considerado como consolidação, o Bitcoin voltou a registrar alta dos preços de BTC.
Tensão Comercial entre EUA e China pode ter causado subida do Bitcoin?
A Tensão Comercial entre os EUA e China já tem levado uma série de meses até aqui. O cenário é preocupante porque uma guerra cambial seria o próximo passo da escalada da tensão.
A fraqueza do Yuan, moeda chinesa, faz com que as exportações do país fiquem em um nível competitivo. Além disso, alivia as taxas impostas por Trump ao país na última quinta (01). No nível atual, são necessários 7 Yuans para comprar apenas um Dólar (USD).
Entretanto, Donald Trump reagiu mal à fraqueza do YUAN frente ao USD, que baixou a níveis recordes. O presidente dos EUA acusou a China de manipular sua moeda, e atacou ainda o Federal Reserve (FED).
China dropped the price of their currency to an almost a historic low. It’s called “currency manipulation.” Are you listening Federal Reserve? This is a major violation which will greatly weaken China over time!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 5, 2019
Apesar da iminente guerra cambial, o ouro e o Bitcoin tiveram grande valorização no período
No momento da escrita desta matéria, o preço do Bitcoin se valorizava mais de 8% nas últimas 24 horas. Além disso, o ouro também registrou uma maior procura, ao perceber que a China estava com a moeda em extrema desvalorização. Desde o início de agosto de 2019, o ouro já se valorizou mais de 3%.
Entretanto, o apelidado “ouro digital”, o Bitcoin também tem tido imensa valorização. Desde o dia 01 de agosto de 2019, o Bitcoin já se valorizou cerca de 18%.
Para o CEO da empresa Circle, Jeremy Allaire, a causa da alta do Bitcoin foi certamente causada pela tensão EUA e China. Em entrevista a CNBC no dia 05 de agosto, Jeremy informou que o cenário macroeconômico tem forte influência na valorização do Bitcoin.
Para o entusiasta do Bitcoin Rhythm, o “Bitcoin é um hedge contra os governos”. Na visão do analista, o Yuan está no menor valor frente ao Dólar em 11 anos. Entretanto, o Bitcoin se valorizou mais de 10% frente ao Dólar. Na visão do entusiasta, não restam dúvidas que o Bitcoin é um hedge.
Criptocomunidade ainda tem dúvidas se alta é resultado de tensões
De acordo com o analista Joseph Young, não há tantos dados que comprovariam a teoria da tensão comercial influenciar os preços do Bitcoin. Para o analista, entretanto, um grande volume de operações com Tether (USDT) tem sido registrado na China. Se esse for o caso, a teoria da tensão comercial ser um propulsor de preços do Bitcoin faria mais sentido.
Finalmente, o cenário da subida de preços do Bitcoin tem sido acompanhada de perto. Uma moeda que foi criada para não haver relações com governos parece estar sofrendo influências das ações de governantes.
Certamente não por ação destes últimos, mas das populações que poderiam estar despertando para a ineficiência dos bancos centrais. Além disso, o Bitcoin conta com uma governança descentralizada, logo, não poderá sofrer influência na tecnologia.
Se uma crise econômica for instaurada, será que há espaço para o Bitcoin? O tempo pode ter as respostas.