Canal de Youtuber que morreu é usado para aplicar golpe com criptomoedas

Em uma comunidade do Reddit dedicada à memória de Byron a notícia da invasão do canal do YouTuber gerou diferentes comentários sobre o baixo nível de golpistas que fazem algo do tipo.

Recentemente os hacks no YouTube voltaram a ganhar força, com canais de diferentes tamanhos sendo atacados para promover golpes com distribuição de criptomoedas. No entanto, os golpistas hackearam o canal de Reckful, um YouTuber que morreu em 2020, fato que fez com que muitos achassem que a ação dos hackers foi ainda mais desrespeitosa.

Reckful era um conhecido jogador profissional de e-sports, YouTuber e streamer, querido por muitos de seus seguidores. Infelizmente, Reckful, cujo nome real é Byron Bernstein, acabou cometendo suicídio em 2020, com 31 anos de idade, decorrência da sua longa batalha contra a depressão.

A triste história de Reckful sempre foi um tema delicado para fãs, que até hoje respeitam a sua trajetória. No entanto, esse tipo de respeito não é compartilhado por golpistas sem escrúpulos da internet.

De acordo com a BBC, a foto do perfil, o banner e os vídeos da conta de Byron foram substituídos por “conteúdos da Tesla” e clipes antigos do CEO da empresa, Elon Musk, falando sobre a criptomoeda. Esses vídeos antigos foram retrabalhados para dar a ilusão de que são uma live falando sobre o preço do Bitcoin.

Como é de se imaginar, as lives eram completamente falsas e o objetivo é o mesmo de ataques hackers parecidos: Divulgar links para diferentes sites e, principalmente, prometer dar o dobro de bitcoin para quem enviar uma certa quantidade para a carteira que era exibida na live.

Nem é preciso dizer, mas essa promessa é completamente falsa. Quem envia bitcoin para esses endereços simplesmente perde suas moedas para sempre.

Apesar de qualquer tipo de hack desse tipo ser algo desrespeitoso com criadores de conteúdo, a situação irritou ainda mais os usuários do YouTube, principalmente aqueles que conheciam o trabalho de Reckful.

“É preciso ser um tipo especial de lixo para fazer algo assim”

Em uma comunidade do Reddit dedicada à memória de Byron a notícia da invasão do canal do YouTuber gerou diferentes comentários sobre o baixo nível de golpistas que fazem algo do tipo.

Entre os comentários usuários do Reddit falaram que a situação os deixaram “doentes”, já outro acredita que é necessário ser “um tipo especial de lixo para fazer algo assim.”

Outro usuário comparou o ataque com vandalismo e depredação de cemitérios “É como destruir lápides.” 

Esses ataques voltaram a ficar recorrendo nas últimas semanas, até mesmo grandes canais como o da Samsung Brasil e muitos outros. Isso indica que algum novo tipo de ataque ou vulnerabilidade foi descoberta pelos golpistas.

A principal regra para quem encontrar essas lives continua sendo não clicar em absolutamente nada e não acreditar em promessas de criptomoedas de graça.

Já para os YouTubers o problema é mais complicado, já que a vulnerabilidade ainda não foi descoberta, mas desconfie de qualquer uso de API em qualquer site de terceiro e de todos os e-mails com arquivos anexados que você receber.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias