Os ataques de ransomware são uma grande ameaça cibernética. Esse tipo de ataque pode causar um grande estrago em sistemas e muito prejuízo para suas vítimas. Além disso, as pragas virtuais são responsáveis por esquemas de extorsão. Agora, um dos operadores desse esquema decidiu devolver o dinheiro das vítimas.
De acordo com o site Bleeping Computer o ransomware conhecido como Ziggy teve sua operação descontinuada em fevereiro deste ano. Ao que tudo indica, os administradores do malware parecem estar arrependidos de seus ataques.
No anúncio de fevereiro eles disseram que estavam “tristes” com o que fizeram e que decidiram publicar todas as chaves do ransomware. Com essas chaves aqueles que ainda estão infectados poderão desbloquear seus arquivos.
Ao todo foram disponibilizadas 922 chaves, além de ferramentas para facilitar o processo e o código fonte de um programa decifrador que não precisa de conexão com a internet.
Mas as “boas ações” dos hackers por trás do Ziggy não pararam por aí, eles também querem recompensar as vítimas que perderam dinheiro com o ataque.
Operador de ransomware vai bitcoins das vítimas
Os operadores do Ziggy aumentaram ainda mais a generosidade com suas vítimas. Além das chaves para poder liberar arquivos infectados, eles também anunciaram que quem pagou pela extorsão pode entrar em contato com a equipe para receber o dinheiro de volta.
Para receber o dinheiro basta as vítimas enviarem um recibo do pagamento e o ID único do computador para verificar que elas realmente pagaram pela extorsão.
Mas aqui entra um detalhe bem interessante: Mesmo devolvendo o dinheiro das vítimas, o hacker (ou hackers) ainda estão no lucro.
De acordo com o anúncio, o dinheiro vai ser devolvido em Bitcoin, mas o valor será o mesmo que a vítima enviou na cotação em dólar.
Quando os ataques do Ziggy fizeram vítimas, o preço do Bitcoin estava sendo negociado por cerca de US $ 30 mil, hoje a moeda flutua entre US $ 57 e US $ 60 mil.
Ou seja, os hackers vão devolver metade dos bitcoins.