Hacker salva maior corretora de Bitcoin dos EUA de falha que teria “potencial para destruir o mercado”

Hacker. Imagem: Cortesia Pixabay
Hacker. Imagem: Cortesia Pixabay

Na última sexta-feira (11), um white hat hacker conhecido pelo apelido Tree of Alpha postou uma mensagem alarmante em seu Twitter. Na ocasião ele tenta um contato com algum funcionário da Coinbase, maior exchange de Bitcoin dos EUA, para alertá-los sobre um erro que teria “potencial para destruir o mercado”.

“Alguém aqui pode me conseguir uma linha direta com alguém da @coinbase, de preferência da equipe de desenvolvimento ou gerenciamento, possivelmente o próprio @brian_armstrong (CEO da empresa)?

Estou enviando um relatório de hacker1, mas temo que isso não possa esperar. Também não posso dizer mais, isso é tem potencial para destruir o mercado.”

Devido ao tamanho de seu desespero, em menos de uma hora o hacker comunicou que conseguiu contato com a exchange que, por sua parte, logo suspendeu todas as negociações de sua plataforma chamada Advanced Trading. Ou seja, a ameaça era real.

Embora ainda não tenha revelado qual foi a falha encontrada, Tree of Alpha voltou ao Twitter na manhã seguinte de seu relato para afirmar que publicará um relatório completo em breve. Além disso, notou que a Coinbase retornou as operações na sua plataforma e que a falha foi corrigida pelos mesmos.

Novamente em tom alarmante, o hacker afirma que a rápida resposta da empresa foi fundamental para evitar um sério desastre tanto para a Coinbase, listada na bolsa, quanto ao mercado de criptomoedas.

“O Advanced Trading voltou a funcionar e verifiquei que o exploit foi corrigido conforme recomendado.

Tópico completo sobre a vulnerabilidade e como a resposta rápida da Coinbase evitou alguns danos sérios à empresa e ao mercado assim que me for permitido (espero que na próxima semana).”

Embora seja comum que empresas paguem recompensas pelo encontro de tais falhas, Tree of Alpha afirma que não recebeu nada e que não fez isso por dinheiro, notando que já tem de sobra.

Por fim, Brian Armstrong, CEO da Coinbase, fez questão de elogiar a atitude do hacker que, presumidamente, salvou a sua empresa de perder muito dinheiro.

“@Tree_of_Alpha você é incrível – muito obrigado por trabalhar com nossa equipe

adoro como a cripto-comunidade ajuda uns aos outros!”

Final de semana complicado para todos

Além da Coinbase, a Optimism, uma solução de segunda camada do Ethereum, também contou com a ajuda de um hacker, desta vez um grey hat — como prefere ser chamado — nestes últimos dias.

“Na semana passada, descobri (e relatei) um bug crítico (que foi totalmente corrigido) na @optimismPBC (uma solução de escalonamento de segunda camada para o Ethereum) que permitiria que um invasor imprimisse uma quantidade arbitrária de tokens, pelo qual ganhei uma recompensa de $ 2.000.042.”

Segundo informações detalhadas do próprio hacker, chamado Jay Freeman, ele encontrou um problema de segurança crítico na Optimism que permitia a impressão ilimitada de “ETH”, ou seja, Ethereum em forma de token que deviam ter lastro em ETH.

Desta forma, tais tokens poderiam ter sido usados maliciosamente para ganhar dinheiro de várias formas, como comprando outros tokens disponíveis para negociação em exchanges descentralizadas.

Devido ao tamanho da falha, Freeman ganhou 2,1 milhões de dólares (R$ 11 mi), sendo 2 milhões pagos pela Optimism e 100 mil pela Boba Network. Desta forma, dois hackers salvaram duas empresas, e talvez boa parte do mercado, nestes últimos dias.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias