Hackers do Twitter já começaram lavar bitcoins roubados

Siga no
Hacker. Imagem: Cortesia Pixabay
Hacker. Imagem: Cortesia Pixabay

Os golpistas que na quarta-feira, 15, usaram as contas de vários famosos e políticos no Twitter para publicarem mensagens pedindo bitcoins e prometendo devolver à comunidade o dobro do que receberiam, já começaram a lavar os bitcoins que receberam.

Os hackers conseguiram receber cerca de 12.8 bitcoins ao hackearem o Twitter, e usarem o acesso para promoverem o golpe nas contas dos famosos como Elon Musk, Barack Obama, Joe Biden, e Bill Gates, bem como contas de corretoras como a Coinbase, Binance, e outras.

Os bitcoins que receberam valem no total mais de R$ 615 mil e segundo a Elliptic, empresa que analisa dados de transações na blockchain, cerca de 22% do total, 2.89 BTC (R$ 142,000), já foram transferidos para carteiras de bitcoin Wasabi Wallet.

A Wasabi Wallet é uma carteira que usa um misturador – mixer – para ajudar a apagar o rastro do bitcoin que os seus usuários transferem, de modo a garantir anonimidade ao usar o bitcoin. Ao misturarem várias transações de usuários e misturarem os movimentos dos bitcoins transferidos, estes mixers fazem com que seja mais difícil autoridades seguirem o rastro do dinheiro.

A Elliptic afirma que consegue identificar o uso da Wasabi Wallet através de padrões distintos nas transações. De qualquer modo, o uso desta misturadora vai ajudar os hackers a lavarem os fundos que conseguiram obter através do golpe à rede social.

As corretoras de criptomoedas fazem verificações de identidade aos seus clientes como medida de segurança, pois conseguem ligar os fundos associados às contas às pessoas por detrás delas. O uso da misturadora, no entanto, vai fazer com que não se saiba de onde vieram os fundos.

No seu relatório, a Elliptic escreveu:

 “O uso desse tipo de carteira para lavar fundos obtidos no hack ao Twitter não é surpreendente. Uma das técnicas mais comuns usadas pelas autoridades para identificar os autores desse tipo de ataque é seguir a trilha do dinheiro até o saque”.

Entre os clientes da Elliptic estão algumas das principais corretoras de criptomoedas, pelo que se a empresa conseguir seguir o rasto dos fundos os hackers não irão conseguir fazer o saque através destas.

Hackers usaram 130 contas no golpe

O Twitter revelou que o ataque hacker viu 130 contas de influencers na plataforma serem usadas para promover o esquema de bitcoins, algo que obrigou a rede social a tomar medidas drásticas para proteger os seus usuários.

Durante o ataque, o Twitter removeu os tweets postados nos perfis, e bloqueou as contas invadidas para impedir os golpistas de voltarem a promover o esquema. A empresa limitou também as funcionalidades dos perfis para “reduzir o risco” enquanto fazia as suas investigações.

No total, mais de 400 transações – algumas feitas pelos golpistas para fingir maior interesse – viram 12.8 bitcoins entrar no endereço promovido no esquema. Segundo o New York Times as autoridades chegaram a confiar de que a Coreia do Norte pudesse ter estado por detrás do golpe, mas a possibilidade acabou por ser descartada.

Numa entrevista publicada pelo jornal americano, os atacantes terão alegado que na verdade não foi um grupo de hackers sofisticado a hackear o Twitter, mas sim quatro jovens com a ajuda de um individuo que trabalhava no Twitter.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Francisco Memoria
Francisco juntou-se à comunidade crypto em 2016, altura em que começou a escrever para várias publicações na área, incluindo Bitcoin.com, CCN, e The Merkle, entre outras. Apoia o libertarismo, e é grande fã e tecnologia.
Homem segurando criptomoedas em mão

Secretários de Macaé são acusados de enriquecimento ilícito e investimentos “elevados” em criptomoedas

Alguns secretários municipais de Macaé foram acusados em redes sociais de obter enriquecimento ilícito e negociar criptomoedas, obtendo para si vantagens indevidas. A negociação de...
Homem jogando dinheiro para cima bilionários do Bitcoin

Usuário compra bitcoin por 11 mil dólares durante flash crash da Binance

Durante uma queda repentina nos preços de várias moedas na Binance americana, onde o Bitcoin chegou a ser negociado por 8.200 dólares por menos...

Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

OÉ importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias