Hackers invadiram a conta do Twitter do primeiro-ministro indiano e deixaram um anúncio de que a Índia reconheceria o bitcoin como meio de pagamento. A postagem dos hackers também dizia que a Índia havia comprado bitcoins e iria distribuí-los aos cidadãos do país.
“A Índia adotou oficialmente o bitcoin como moeda legal. O governo comprou 500 bitcoins e vai distribuir a todos os residentes do país”, dizia a postagem dos hackers.
De acordo com notícias locais, os hackers ficaram com controle da conta por muito tempo e depois o acesso a ela foi restaurado. O gabinete do chefe do governo reagiu ao incidente, dizendo que, embora a conta estivesse nas mãos de cibercriminosos, “quaisquer tweets postados devem deveriam ser ignorados”.
The Twitter handle of PM @narendramodi was very briefly compromised. The matter was escalated to Twitter and the account has been immediately secured.
In the brief period that the account was compromised, any Tweet shared must be ignored.
— PMO India (@PMOIndia) December 11, 2021
“Bitcoin legalizado”
Como a conta do primeiro ministro tem quase 74 milhões de seguidores, a postagem sobre o reconhecimento do bitcoin como moeda legal se espalhou rapidamente. Agora que a conta foi restaurada, apenas materiais oficiais estão sendo publicados nela.
Vários usuários do Twitter compartilharam imagens do tuíte comemorando a suposta legalização do bitcoin.
Nos meses anteriores, as autoridades, ao contrário, falaram sobre a adoção de uma lei rígida que regulamenta as criptomoedas no país.
Fontes do Ministério de Tecnologi disseram que o Sistema Indiano de Resposta a Emergências de Computadores (Cert-In) lançaria uma “investigação em grande escala chefiada por um alto funcionário” e apresentará seu relatório ao ministério em breve.
Esta é a segunda vez em menos de dois anos que a conta do ministro é hackeada e tweets com links para criptomoedas são compartilhados. Em setembro de 2020, a conta do Twitter vinculada ao site e aplicativo pessoal do primeiro-ministro enviou tweets pedindo doações para o fundo de ajuda Covid do primeiro-ministro por meio de criptomoedas.
A Índia, vale lembrar, assumiu uma posição dura em relação às criptomoedas. O governo provavelmente apresentará um projeto de lei sobre criptomoedas e expressou preocupação de que elas possam ser usadas para financiar atividades terroristas.