O halving do Litecoin poderá ser um choque no sistema de acordo com Charlie Lee, criador da criptomoeda. Isso porque, a menos de trinta dias de um grande evento que irá ocorrer nessa rede, o criptomercado está em alerta.
Em relação aos preços, a Litecoin (LTC) tem acompanhado o Bitcoin (BTC). Certamente, o ano de 2019 também foi muito bom para essa criptomoeda, que em janeiro valia apenas U$ 32 por unidade. No momento da escrita deste, cada Litecoin hoje vale U$ 121.
Entretanto, tudo pode mudar com o halving do Litecoin, que já foi chamado até de “evento mais importante de 2019”. Isso porque, os preços da “prata digital” poderão ter uma super valorização, ou uma extrema desvalorização.
Charlie Lee: Halving do Litecoin causará um choque no sistema
O Litecoin é uma moeda digital que possui sua base de criação através do Bitcoin, através de um hard fork. Certamente, isso levou características do BTC para a LTC, sendo uma delas o halving.
Além disso, o consenso de mineração da Litecoin também é o proof of work (PoW). Com isso, a cada certa quantidade de blocos minerada, a recompensa pela atividade é diminuída pela metade. Esse processo é atribuído o nome de halving, que na rede Litecoin ocorre a cada 840 mil blocos minerados. Destaque-se que o próximo será apenas o segundo evento dessa natureza nessa rede.
Certamente o halving do Litecoin é uma data importante, sendo estimada pela Litecoin Block Reward em 05 de agosto próximo. Neste evento, a atual taxa de recompensa de 25 LTC por bloco cairá pela metade, ou seja, 12,5 LTC. Isso mostrará o conceito para muitos que entraram no criptomercado nos últimos anos e, além disso, as consequências.
Fundador do Litecoin alerta para queda nos preços!
Em uma recente entrevista que foi ao ar no último dia 07 de julho (vídeo abaixo), Charlie Lee compartilhou sua visão sobre o caso. Certamente, as palavras do entusiasta são relevantes, visto que já passou por halvings do Bitcoin e Litecoin.
Ao ser perguntado sobre os mineradores após o halving do Litecoin, Charlie disse que será um “choque para o sistema”. Isso porque, até que a dificuldade de mineração se ajuste após o episódio, alguns mineradores poderão ter que desligar seus equipamentos. Isso poderá fazer que blocos fiquem alguns dias mais lentos, até que a dificuldade seja reajustada. Certamente, a dificuldade após o reajuste voltará ao normal, por consequência o funcionamento da rede.
Além disso, Charlie disse que muitos estão esperando que os preços subam bastante após o halving. Entretanto, Charlie disse que o comportamento dos preços após um halving são imprevisíveis. O CEO ainda disse que o comportamento do Litecoin e do Bitcoin são diferentes, ou seja, não há como provar que os preços irão subir. Finalmente, o CEO acredita que no longo prazo os preços da Litecoin irão subir.
“Se você não puder suportar uma queda de 90% nos preços de uma criptomoeda, não compre, é muito arriscado para você”