Hater do Bitcoin é suspenso pela CVM no Brasil

Ainda que Reis tenha sido suspenso administrativamente, ele ainda pode pagar uma taxa e voltar a se regularizar no país. Matéria atualizada para constar posicionamento de Tiago após a publicação.

A Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais (SIN) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu, no dia 21/8/2024, a autorização para prestar o serviço de administração de carteiras de várias pessoas e empresas, inclusive de Tiago Reis, um dos maiores haters do bitcoin no Brasil.

A medida se deu em atendimento ao disposto no art. 10 da Resolução CVM 21. De acordo com a área técnica, não foi identificado, até o momento, que tais participantes tenham realizado a entrega do Formulário de Referência referente ao exercício de 2022 e 2023, cujo prazo é até 31/3 (de cada ano), conforme determina o art. 17 da mesma norma.

A SIN ainda alerta que o participante suspenso por decisão administrativa continua devedor da Taxa de Fiscalização e que, caso a suspensão da autorização não seja revertida no período de 12 meses, o registro para exercer a atividade de administração de carteiras será cancelado, conforme determina o inciso V, art. 11, da Resolução CVM 21.

Em meio a 510 suspensões de pessoas físicas, CVM declara que Tiago Reis, grande hater do bitcoin no Brasil, não pode administrar carteiras até pagar multa

Para solicitar a reversão da suspensão, o participante suspenso deve encaminhar um recurso por meio do Protocolo Digital da CVM, com pedido fundamentado incluindo comprovação do envio das obrigações periódicas em atraso.

O envio dos Formulários de Referência das competências anteriores deve ser feito somente pelo sistema CVMWeb. Para dúvidas, acesse o Guia de Orientação disponível no menu Regulados, do site da CVM.

E em meio aos 510 nomes de pessoas físicas, Tiago Guitián Reis, dono da Suno Research foi um dos citados como suspenso. No mesmo dia em que sua suspensão foi publicada pela CVM, o hater de bitcoin chegou a participar de um debate sobre o tema com Richard Rytenband, especialista em criptomoedas.

O que disse Tiago Reis após a suspensão?

Em um novo posicionamento de Tiago Reis após a notícia de sua suspensão pela CVM, ele declarou, via X/Twitter, que não exerce a atividade de administrador de carteiras. Ou seja, ele deixa claro que a nova suspensão não afeta suas atividades junto ao mercado financeiro brasileiro.

“Sou analista de investimentos. Está tudo certinho no site da Apimec. Não exerço a atividade de administrador de carteiras. Qualquer dúvida me chama.”

Quem é Tiago Reis?

Em suas redes sociais, Tiago Reis acumula mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, quase 600 mil no YouTube e, por fim, 235 mil no Twitter. Considerado um dos grandes influencers de finanças no Brasil, ele diz que não gosta de investir no Bitcoin nem em criptomoedas, sendo que o ouro não entra no radar dele também.

Autor de livros e análises de mercado, ele também enfatiza a importância da educação financeira para todos, acreditando que um investidor bem informado tem mais chances de sucesso. Assim, lutou contra pirâmides financeiras no Brasil nos últimos anos, como a Midas Trend, por exemplo.

Seguidor da filosofia de investimentos de Warren Buffett, Tiago Reis defende que os investidores comprem ações de boas empresas e que pagam dividendos.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias