Hong Kong concedeu aprovações preliminares para gestoras de ativos lançarem fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin e Ethereum, impulsionando o mercado de criptomoedas nesta segunda-feira (15).
A China Asset Management, uma das maiores gestora de ativos da China, anunciou ter obtido a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros para oferecer serviços de gestão de ativos virtuais e já está mobilizando recursos para oferecer o ETF.
A gigante financeira afirmou que planeja emitir ETFs spot de bitcoin e ether em colaboração com a OSL e a BOCI International. A OSL disse que atuará como o “primeiro parceiro de negociação e subcustodiante de ativos virtuais” da China Asset Management para os próximos ETFs.
“Estamos entusiasmados em colaborar com a talentosa equipe da China AMC, marcando este marco no cenário de ETF”, disse Patrick Pan, presidente do conselho e CEO da OSL.
Outras gestoras como a Harvest Global Investments, HashKey Capital e a Bosera Asset Management também revelaram as aprovações preliminares em comunicados separados.
“A introdução dos ETFs à vista de ativos virtuais não só proporciona aos investidores novas oportunidades de alocação de ativos, mas também reforça o estatuto de Hong Kong como um centro financeiro internacional e um centro para ativos virtuais”, afirmou a Bosera Asset Management (International) no seu comunicado.
Bitcoin e criptomoedas voltam a subir
Em resposta à notícia, a OSL Digital Securities informou que fornecerá serviços de custódia para os ETFs de Bitcoin e Ether da unidade China Asset Management, bem como para a Harvest.
“A OSL tem o privilégio de ser escolhida como a primeira parceira de negociação e custódia de ativos virtuais pela China Asset Management (Hong Kong), uma empresa líder em gestão de ativos em Hong Kong, facilitando a aprovação em princípio e o lançamento de seus ETFs Bitcoin/Ethereum inaugurais em Hong Kong.”, disse a OSL.
Hong Kong está competindo com Singapura e Dubai para se consolidar como um centro de empresas de ativos digitais, após a implementação de um regime regulatório para prestadores de serviços de ativos virtuais no ano passado.
A decisão das autoridades de permitir os ETFs para ativos digitais impulsionou o mercado de criptomoedas como um todo. O Bitcoin ampliou seus ganhos, subindo até 4,3% para cerca de US$ 66.629, enquanto o Ethereum aumentou 6,1%, sendo negociado por US$ 3.257 no momento da redação deste artigo.
A aprovação dos ETFs de Bitcoin em Hong Kong é um passo importante da adoção institucional de criptomoedas na região e reforça um maior interesse e aceitação desses ativos no setor financeiro tradicional.
Ao contrário da repressão contra as criptomoedas na China, Hong Kong começou a receber empresas de criptomoedas no ano passado. Em junho de 2023, o país iniciou oficialmente seu regime de licenciamento de plataformas de negociação de criptomoedas, permitindo que corretoras licenciadas oferecessem serviços de negociação no varejo.
Muitos consideram que a entrada de Hong Kong no setor de criptomoedas seja a porta de entrada para investidores da China continental. Ou seja, a demanda por Bitcoin e outras criptomoedas pode disparar, assim como seu preço.