Hong Kong deve lançar ETFs de bitcoin em abril, diz Reuters

A SFC planejou inicialmente aprovar quatro desses ETFs, incluindo os da Harvest International, China Asset Management, Boshi Fund e Value Partners Financial.

Hong Kong está se preparando para lançar os primeiros fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin na Ásia já neste mês. De acordo com a Reuters, fontes próximas à comissão de valores mobiliários do país (SFC) indicam que as primeiras aprovações podem ser anunciadas já na semana que vem.

O movimento acontece em um momento importante para Hong Kong, que busca renovar seu status como um centro financeiro global após desafios econômicos, restrições pandêmicas e tensões geopolíticas.

O cenário dos ETFs de bitcoin ganhou tração globalmente após os Estados Unidos lançarem seus primeiros fundos que rastreiam o bitcoin em janeiro, acumulando cerca de US$ 12 bilhões em entradas líquidas. A moeda digital, por sua vez, registrou um aumento de mais de 60% este ano, atingindo um pico histórico em março.

Gigantes chinesas se preparam para lançar ETFs de Bitcoin

Entre os candidatos para lançar os primeiros ETFs de bitcoin de Hong Kong estão gestoras de ativos da China e de Hong Kong, incluindo as unidades de Hong Kong da China Asset Management, Harvest Fund Management e Bosera Asset Management.

No final de janeiro, a Harvest International foi a primeira a propor um ETF spot de Bitcoin. Depois de quase três meses, a Harvest International obteve aprovação para a gestão de ativos do “círculo monetário”, permitindo que ela e a China Asset Management oferecessem ao público produtos de fundos relacionados.

A SFC planejou inicialmente aprovar quatro desses ETFs, incluindo os da Harvest International, China Asset Management, Boshi Fund e Value Partners Financial.

As gigantes financeiras receberam recentemente aprovação para gerir carteiras com mais de 10% em ativos digitais, sinalizando um crescente interesse institucional em criptomoedas, apesar da proibição do Bitcoin na China.

Hong Kong, que já aprovou seus primeiros ETFs para futuros de criptomoedas no final de 2022, vê agora a Value Partners, outra gigante financeira, explorando a possibilidade de lançar um ETF de bitcoin spot.

A China Asset Management formou uma equipe temporária há mais de um mês para agilizar seu processo de aprovação, garantindo a aprovação da SFC dentro de duas semanas.

Outros candidatos fizeram esforços semelhantes para cumprir os critérios rigorosos que as autoridades reguladoras de Hong Kong estabeleceram no “círculo monetário”.

Em contraste com o ETF Bitcoin à vista dos EUA, que pode ser adquirido usando moeda legal, os produtos de Hong Kong oferecem uma opção de assinatura adicional via BTC à vista.

Isso significa que os investidores podem comprar o ETF na Bolsa de Valores de Hong Kong usando moeda legal ou optar por usar Bitcoin à vista por meio de corretoras autorizadas.

Por fim, os ETFs de Bitcoin têm visto um rápido crescimento na demanda entre investidores institucionais e de varejo. Ao aprovar tais produtos financeiros, Hong Kong parece querer consolidar sua posição como um hub importante de Bitcoin na Ásia.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias