Anúncio que diz “hora de comprar Bitcoin” é banido do Reino Unido

A Luno, que faz parte do grupo que também é dono do site CoinDesk, concordou em remover os anúncios e se comprometeu a garantir que os próximos contenham um aviso de risco apropriado.

A Autoridade de Padrões de Publicidade do Reino Unido (ASA) baniu pôsteres de publicidade de Bitcoin feitos pela corretora de criptomoedas Luno que dizem que “é hora de comprar Bitcoin”.

A campanha publicitaria que tem sido amplamente veiculada no metrô de Londres, foi veiculada com o slogan “Se você está vendo bitcoins no metrô, é hora de comprar”.

O cão de guarda da publicidade do país tomou a decisão após receber denuncias de que a propaganda da moeda digital não informava os riscos do mercado.

“Nós entendemos que o investimento em Bitcoin é complexo, volátil e pode expor os investidores a perdas. Isso contrastava com o anúncio. O público-alvo, o público em geral, provavelmente não tinha experiência em entender as criptomoedas”, disse a agência reguladora.

Irresponsável

A ASA informou que recebeu quatro reclamações sobre o anúncio em questão. Três eram de pessoas que acreditavam que o anúncio não informava o risco do investimento e um que dizia que o anúncio se aproveitava da inexperiência dos consumidores.

“Consideramos que os consumidores interpretariam a declaração ‘é hora de comprar’ como um apelo à ação e que a simplicidade da declaração dava a impressão de que o investimento em Bitcoin é fácil e acessível”, disse a ASA.

“Por esse motivo, concluímos que o anúncio sugeria irresponsavelmente que se envolver em investimento em Bitcoin por meio da Luno era simples e fácil”, acrescentou.

A Luno, que faz parte do grupo que também é dono do site CoinDesk, concordou em remover os anúncios e se comprometeu a garantir que os próximos contenham um aviso de risco apropriado.

A agencia concluiu que a Luno precisa garantir que os próximos anúncios deixem claro “que o valor dos investimentos em Bitcoin são variáveis e podem diminuir ou aumentar. Eles também devem destacar que o mercado de Bitcoin não é regulamentados.”

Reino Unido

O Reino Unido tem sido um dos países com a postura mais rígida em relação as criptomoedas. Ainda no mês passado os bancos do país revelaram que vão encerrar operações com clientes que façam operações com criptomoedas.

Um dos maiores bancos do país, o NatWest, disse que a ação é “cautelosa”, já que o banco quer evitar os “altos riscos” associados com ativos digitais e a falta de regulamentações.

“Não temos interesse de lidar com clientes cujo negócio tem relação com criptomoedas […]”

No início deste mês, o presidente do Banco da Inglaterra – Andrew Bailey – foi além e disse que as pessoas que investem em criptomoedas correm o risco de perder todo o dinheiro investido.

Ele disse também que as palavras “cripto” e “moeda” não devem ser usadas juntas, sugerindo que “criptoativos” é mais apropriado.

Ganhe R$ 20 em Bitcoin agora ao se cadastrar na Coinbase. Clique aqui

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias