O HSBC, o sexto maior banco do mundo, afirmou em um comunicado recente que suspendeu e proibiu no Reino Unido todas as transferências de dinheiro para a maior corretora de criptomoedas do mundo, a Binance.
A corretora vem sendo perseguida por reguladores em todo o globo nos últimos meses, especialmente na Europa, e o HSBC se tornou o mais recente a bloquear pagamentos para a empresa.
Alguns clientes do HSBC disseram no twitter que na segunda-feira (2) o banco havia suspendido pagamentos com cartão de credito na plataforma.
Depois surgiu um anuncio sobre a suspenção dos pagamentos, onde o banco explicou a decisão “devido a preocupações sobre possíveis riscos” para os clientes.
O HSBC começou a informar aos clientes nesta terça-feira (3) que não podem mais processar pagamentos com cartão de crédito para a corretora, citando o alerta emitido pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA), em junho.
“Levamos muito a sério nosso trabalho e queremos fazer tudo o possível para protegê-los. Continuaremos monitorando a situação e os faremos saber se alguma coisa muda”, escreveu o banco.
O banco também está entrado em contato com os clientes e os aconselhando a suspender qualquer pagamento para a Binance. Um porta-voz do HSBC disse que o banco está entrando em contato com clientes do Reino Unido e informado sobre as mudanças.
“Não vamos comentar sobre títulos individuais ou corretoras de criptomoedas. Colocamos ênfase especial nos altos padrões de Anti-Lavagem de Dinheiro (AML) e KYC. Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos, as demandas dos clientes e as mudanças na regulamentação desses mercados”, acrescentou o porta-voz.
O comunicado enviado aos clientes foi postado no perfil Crypto Whale do twitter:
https://twitter.com/CryptoWhale/status/1422231144188239879
Binance sob pressão
O HSBC citou uma advertência recente sobre a Binance emitida no final de junho pela Finacial Conduct Authority (FCA, sigla em inglês). Isso tem gerado preocupações sobre a situação regulatória da Binance no pais.
“Binance não tem permissão de empreender nenhuma atividade regulada no Reino Unido. Nenhuma outra entidade do Grupo Binance tem autorização, registro ou licença para realizar as atividades reguladas”, disse FCA em um comunicado oficial.
Depois do comunicado muitos bancos tomaram a decisão de se afastar da Binance. Segundo o HSBC do Reino Unido, “isso também explica alguns riscos de investir em criptomoedas”.
Atualmente a corretora está sendo perseguida por reguladores em pelo menos 8 países, tudo começou quando o cão de guarda financeiro da Europa (FCA) proibiu a empresa de operar no Reino Unido, levando alguns bancos, como o Santander e o Barclays, a bloquear os depósitos para a Binance.
Agora a empresa esta planejando criar sedes em vários locais, procurando uma certa “descentralização” para não sofrer diretamente penalidades das autoridades.