Que a blockchain está revolucionando vários âmbitos, muita gente já sabe. Outro dia eu fiz uma artigo falando sobre o uso da Blockchain junto das Agroflorestas.

Mas, a HTLMCoin veio com um uso para a blockchain muito bom em relação ao meio ambiente. Eles ajudaram um grupo de moradores do delta do Rio Irrawaddy, em Mianmar.

Fonte: HTMLCoin

Esses moradores já plantaram 3 milhões de árvores. Como o desejo deles é cobrir a maior área no menor tempo possível, eles se voltaram para o uso de drones para plantação de árvores. Os drones são do Grupo Cortex e da Verde Drone, juntos eles podem plantar até 100.000 árvores em apenas um único dia! Além de plantar as árvores, os drones também podem registrar o caminho em uma blockchain para garantir que todas as zonas tenham sido adequadamente cobertas. Esse processo deixa 70% mais barato e dez vezes mais rápido que o método de plantio manual de árvores. É quase inimaginável que um pequeno grupo de aldeões possa plantar até 100.000 árvores em um único dia. Mas quando há uma ferramenta especial projetada apenas para isso, torna-se uma tarefa fácil.

Para fazer essa plantação eles tiveram a ajuda da Verde Drone, uma empresa brasileira, e o Grupo Cortex. A Cortex projetou essa tecnologia conhecida como Geoblocks para auxiliar em todo o processo. Esta tecnologia é totalmente suportada pelo Htmlcoin.

Funcionamento

Fonte: Facebook Verde Drone

A Verde Drone realiza reflorestamentos a partir da dispersão de sementes por Drones. Esta técnica é pioneira no Brasil denominada Antropocoria Robótica e utiliza sementes com dormência pré-quebrada na dispersão. Além de ser muito mais ágil e preciso, o plantio inteligente pode custar até 70% menos que as técnicas convencionais.

Geoblock

A tecnologia Geoblock trabalha com drones para fornecer serviços de geolocalização. A informação é então armazenada na blockchain Htmlcoin. Pode ser usado em vários setores. Os principais são:

  • Reflorestamento
  • Detecção de insetos em plantas
  • Pulverização e Plantio
Fonte: HTMLCoin

A união permitiu que fosse criado uma ferramenta especial que pode ser usada para buscar dados em um terreno. O equipamento também é capaz de fazer mapas tridimensionais representando locais que devem ser restaurados. Uma vez que os dados foram buscados, um segundo drone dispara as sementes.

Brasil

Juntos, ambas ferramentas podem plantar espécies diferentes de árvores, além de fazer a função de geolocalização. O Brasil é uma das áreas onde este projeto foi testado e provou ser bem sucedido. Como forma de assegurar a integridade dos drones, as localidades e trajetórias estão vinculadas ao IBG (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Todo o procedimento é então mantido na blockchain Htmlcoin.

Fonte: “HTMLCoin: We are changing the world 1 billion trees at a time.”

 


*Nós temos a cotação de várias moedas, inclusive HTMLCoin, dêem uma olhada.