De acordo com uma agência de notícias chinesa, o país está de olho na tecnologia descentralizada utilizada pelas criptomoedas. Isso porque o presidente Xi Jinping acredita que a China deve se tornar líder da tecnologia blockchain, ainda em estado emergente.
Certamente o momento é bom para se investir em criar inovação com a tecnologia blockchain. De acordo com presidente chinês, esta tecnologia poderá fazer com que a China tenha novas vantagens industriais.
China tem condições de se tornar líder em tecnologia blockchain no mundo atual?
A situação é a seguinte: a China já possui grandes investimentos em tecnologias diversas, e é uma das potências econômicas do mercado mundial. Com isso, a facilidade de adentrar a um novo mercado, mergulhando no desenvolvimento deste, é muito fácil.
E nesse sentido as palavras de Xi Jinping ganharam força em um pronunciamento do dia 25 de outubro de 2019. De acordo com o portal de notícias chinês Xinhua, a tecnologia blockchain está em um estado emergente, ou seja, inicial. Entretanto, esta tecnologia pode desempenhar um papel importante na transformação industrial.
Assim como Internet das Coisas, finanças digitais, gestão de cadeia de suprimentos, a tecnologia possui grande aplicação. Jinping afirmou que é necessário aproveitar o momento e acelerar os desenvolvimentos nessa área, com aumento de investimentos no setor. Atualmente, a China é um dos países que mais investem em blockchain no mundo.
Ao que parece, o novo pronunciamento do presidente chinês visa mostrar que o país vai se posicionar fortemente na nova tecnologia. A China, que é considerada um país comunista, poderá utilizar a tecnologia blockchain para construir “sistemas mais confiáveis”.
Regulamentação do setor deve ser forte
Para o presidente chinês, a regulamentação do setor de blockchains deve ser forte, assim como a pesquisa e análise dos riscos desta. Além disso, o cenário futuro também é motivo de preocupação, visto que a segurança dos sistemas deve ser imensa.
Xi Jinping enfatizou que a tecnologia blockchain deve conter as redes do estado de direito chinesas, ou seja, as leis do país. Com isso, será responsabilidade dos desenvolvedores de soluções “promover o desenvolvimento seguro e ordenado da blockchain”.
O presidente ainda apontou que os departamentos chineses deverão prestar atenção ao status quo e tendências da tecnologia. Xi Jinping espera que assim, a China se torne um país líder em tecnologia blockchain. Em conclusão, os principais focos seriam:
- Construir uma rede de poder;
- Desenvolver a economia digital;
- e, por fim, promover o desenvolvimento econômico e social.
China irá lançar criptomoeda nos próximos meses
A China certamente não está de olho apenas na capacidade de criar redes blockchain. O país irá lançar também sua própria criptomoeda, assunto abordado até por Mark Zuckerberg em sua visita recente ao congresso dos EUA.
De acordo com um recente estudo da LongHash, a criptomoeda da China está sendo desenvolvida para substituir o dinheiro. De acordo com James Gong, que afirmou que esta pode funcionar, isso seria a maior ironia do setor.
De fato, quando Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin, o objetivo principal era substituir os Bancos Centrais. Entretanto, com o anúncio da China, o país irá disputar fortemente com Dólar, utilizando para isso uma moeda criptografada.