Índia pode banir o Bitcoin e lançar uma moeda digital nacional

O projeto intitulado 'Projeto de lei relacionado a criptomoeda e a regulamentação da moeda digital oficial, 2021' tem como objetivo banir todas as criptomoedas privadas na Índia.

Siga no
Bandeira da Índia e Bitcoin
Bandeira da Índia e Bitcoin

Um antigo projeto de lei acaba de avançar na sessão de inverno do parlamento da Índia nesta terça-feira (23). Dentre as cerca de vinte pautas está a regulação de criptomoedas, neste caso a proibição de todas criptomoedas privadas, elas começarão a ser votadas na próxima segunda-feira (29).

Sua principal motivação é tentar acabar com a concorrência com a rúpia digital, futura CBDC da Índia, deixando indianos sem opção de escolha sobre qual tipo de dinheiro usar

Caso a lei seja aprovada, o país poderá deixar de gerar receita e empregos, assim como a China fez ao banir tanto as criptomoedas quanto a mineração delas neste ano.

Projeto de regulação de criptomoedas privadas

O projeto intitulado ‘Projeto de lei relacionado a criptomoeda e a regulamentação da moeda digital oficial, 2021’ tem como objetivo banir todas as criptomoedas privadas na Índia. Apesar do texto não deixar a definição de privada de forma clara, é possível que o Bitcoin se encaixe aqui, já que não é uma moeda estatal.

“Para criar uma estrutura facilitadora para a criação da moeda digital oficial a ser emitida pelo Banco da Reserva da Índia. O projeto de lei também visa proibir todas as criptomoedas privadas na Índia; no entanto, permite certas exceções para promover a tecnologia subjacente da criptomoeda e seus usos.”

Projeto de lei na Índia para banir todas criptomoedas privadas. Fonte: Governo da Índia.

Com isso, é esperado que o governo indiano tente proibir as criptomoedas da mesma forma que a China, caso a lei seja aprovada. Permitindo que apenas a futura CBDC (moeda digital do banco central) do país possa ser usada, um verdadeiro monopólio que o BTC tenta derrubar há mais de 10 anos.

Tiro no pé

Caso esta lei seja aprovada, e o Bitcoin seja realmente categorizado como uma moeda privada, este pode ser uma grande perda para o país e principalmente para os seus cidadãos.

Primeiro, é importante lembrar que vários países estão brigando para atrair empreendedores do setor de criptomoedas para gerar emprego e receita para o local.

Como exemplo, temos o banco Citi, que está contratando 100 pessoas na área de criptomoedas, bem como a construção da Bitcoin City por El Salvador e diversos prefeitos dos EUA querendo transformar suas cidades em centros tecnológicos.

Por fim, quem mais sofre com isso é o cidadão, obviamente. Ao mesmo tempo em que o dólar vem sofrendo com a inflação, a rúpia indiana já acumula uma queda de quase 50% em relação ao USD nos últimos anos. Ou seja, sua moeda só desvaloriza e a criação de uma CBDC não mudará isso.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias