Índia pode banir o Bitcoin e lançar uma moeda digital nacional

O projeto intitulado 'Projeto de lei relacionado a criptomoeda e a regulamentação da moeda digital oficial, 2021' tem como objetivo banir todas as criptomoedas privadas na Índia.

Bandeira da Índia e Bitcoin
Bandeira da Índia e Bitcoin

Um antigo projeto de lei acaba de avançar na sessão de inverno do parlamento da Índia nesta terça-feira (23). Dentre as cerca de vinte pautas está a regulação de criptomoedas, neste caso a proibição de todas criptomoedas privadas, elas começarão a ser votadas na próxima segunda-feira (29).

Sua principal motivação é tentar acabar com a concorrência com a rúpia digital, futura CBDC da Índia, deixando indianos sem opção de escolha sobre qual tipo de dinheiro usar

Caso a lei seja aprovada, o país poderá deixar de gerar receita e empregos, assim como a China fez ao banir tanto as criptomoedas quanto a mineração delas neste ano.

Projeto de regulação de criptomoedas privadas

O projeto intitulado ‘Projeto de lei relacionado a criptomoeda e a regulamentação da moeda digital oficial, 2021’ tem como objetivo banir todas as criptomoedas privadas na Índia. Apesar do texto não deixar a definição de privada de forma clara, é possível que o Bitcoin se encaixe aqui, já que não é uma moeda estatal.

“Para criar uma estrutura facilitadora para a criação da moeda digital oficial a ser emitida pelo Banco da Reserva da Índia. O projeto de lei também visa proibir todas as criptomoedas privadas na Índia; no entanto, permite certas exceções para promover a tecnologia subjacente da criptomoeda e seus usos.”

Projeto de lei na Índia para banir todas criptomoedas privadas. Fonte: Governo da Índia.

Com isso, é esperado que o governo indiano tente proibir as criptomoedas da mesma forma que a China, caso a lei seja aprovada. Permitindo que apenas a futura CBDC (moeda digital do banco central) do país possa ser usada, um verdadeiro monopólio que o BTC tenta derrubar há mais de 10 anos.

Tiro no pé

Caso esta lei seja aprovada, e o Bitcoin seja realmente categorizado como uma moeda privada, este pode ser uma grande perda para o país e principalmente para os seus cidadãos.

Primeiro, é importante lembrar que vários países estão brigando para atrair empreendedores do setor de criptomoedas para gerar emprego e receita para o local.

Como exemplo, temos o banco Citi, que está contratando 100 pessoas na área de criptomoedas, bem como a construção da Bitcoin City por El Salvador e diversos prefeitos dos EUA querendo transformar suas cidades em centros tecnológicos.

Por fim, quem mais sofre com isso é o cidadão, obviamente. Ao mesmo tempo em que o dólar vem sofrendo com a inflação, a rúpia indiana já acumula uma queda de quase 50% em relação ao USD nos últimos anos. Ou seja, sua moeda só desvaloriza e a criação de uma CBDC não mudará isso.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias