Inflação americana vem abaixo do esperado, mas Bitcoin não reage

Inflação se aproxima cada vez mais da meta de 2% do Fed, mas imprevisibilidade deixa BC americano de mãos amarradas.

O governo americano revelou nesta terça-feira (13) dados sobre a inflação mensal de abril. Esperada para 2,4% ao ano, a inflação veio abaixo dessas previsões, atingindo 2,3% e se aproximando da meta do Fed.

Embora isso pudesse animar investidores de Bitcoin e outros ativos, a maior criptomoeda do mercado não teve grandes movimentos após a divulgação dos dados.

Isso porque muitos acreditam que a inflação americana ainda não refletiu os impactos das tarifas americanas contra outros países. Ou seja, o Banco Central dos EUA deve manter a economia apertada por mais tempo.

Inflação americana abaixo do esperado, mas mercado não acredita em corte nos juros

Enquanto a inflação americana de março ficou em −0,1%, dados mostram que produtos e serviços tiveram uma alta de 0,2% nos EUA no mês de abril. A expectativa era de um aumento de 0,3%.

Dentre os destaques estão os serviços de energia, que ficaram 1,5% mais caros, em especial para serviços de gás encanado (3,7%). Do outro lado, o preço dos alimentos cai 0,1%, já o preço de carros e caminhões usados cai 0,5%.

Dados da inflação americana. Fonte: BLS.
Dados da inflação americana. Fonte: BLS.

No ano, a inflação americana fica em 2,3%, bem próximo à meta do Fed de 2%.

Embora isso pudesse animar os mercados, as principais criptomoedas operam sem grandes oscilações. Bitcoin (BTC) cai 0,5% nas últimas 24 horas, Ether (ETH) cai 0,6%.

Ambas operam em forte alta na semana, de 10,7% e 44,4%, respectivamente, o que pode ter contribuído para essa falta de movimento.

Além disso, a atenção fica para a política monetária do Fed. Segundo a Ferramenta CME FedWatch, espera-se que o BC americano mantenha os juros entre 4,25% a 4,5% na reunião de junho. A probabilidade disso acontecer é de 91,8%.

Mercado espera que Fed mantenha os juros nos níveis atuais na reunião de junho. Fonte: Ferramenta CME FedWatch.
Mercado espera que Fed mantenha os juros nos níveis atuais na reunião de junho. Fonte: Ferramenta CME FedWatch.

Antes da guerra comercial americana escalar, a expectativa era de que o Fed fizesse um corte de 0,25% nesta reunião.

A preocupação é de que o ‘tarifaço de Trump’ tenha efeitos inflacionários na economia americana, algo que pode estar fora deste relatório de inflação. O presidente americano, por outro lado, está pressionando Jerome Powell para iniciar cortes.

EUA e China anunciam trégua nas tarifas

Após uma escalada nas tarifas entre EUA e China, que alcançaram 125% de um lado e 145% do outro, os países chegaram a uma trégua nesta segunda-feira (12).

O acordo é que as taxas caiam para 10% por 90 dias. Antes disso, o lendário investidor Ray Dalio afirmou que o que estava por vir dessa guerra comercial era pior que uma recessão.

Embora os mercados estejam aliviados com esse acordo, o sentimento que fica é o de imprevisibilidade, especialmente para o Fed.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias