Inflação nos EUA supera expectativas do Fed, sindicatos exigem aumentos salariais na Alemanha

Presidente do Fed, Jerome Powell: "A inflação pode se tornar mais alta e mais persistente do que esperamos"

Siga no
Bandeiras dos Estados Unidos, Alemanha e Bitcoin
Bandeiras dos Estados Unidos, Alemanha e Bitcoin

A inflação nos Estados Unidos, maior potência mundial, e da Alemanha, maior economia da Europa, é maior que era prevista pelo mercado financeiro. O cenário dos EUA foi compartilhado por Jerome Powell na quarta-feira (28), enquanto o país europeu divulgou dados nesta quinta-feira (29).

No último ano, os bancos centrais pelo mundo imprimiram trilhões de dólares e atraíram desconfiança de muitos investidores.

O megainvestidor e dono de um fundo de hedge Ray Dalio, por exemplo, comprou Bitcoin com medo da inflação ficar descontrolada.

Os críticos do Bitcoin atacaram a moeda digital ao ver que o dólar passa por um momento de turbulência. A senadora Elizabeth Warren chegou a citar que a criptomoeda também tem inflação, mas por outros motivos diferentes que a divisa norte-americana.

Independente do que acreditam os críticos, o Bitcoin registrou uma alta de 260% em relação ao dólar, com uma inflação de 1,77% ao ano. Os dados da inflação dos Estados Unidos serão divulgados ainda nesta quinta, contando com desconfiança do mercado.

Inflação dos Estados Unidos é maior que o esperado, mas é “transitória”, afirmou Jerome Powell

Na economia dos países, a inflação é uma medida que indica o nível do poder de compra de um determinado ativo perante a moeda emitida pelo banco central. É comum trabalhar com expectativas em cima dessa métrica, que deve ser bem controlada para manter o funcionamento da economia.

Mas nos Estados Unidos, com a política de impressão de dinheiro e compra de ativos, a inflação teria escapado das previsões do FED, afirmou o presidente Jerome Powell. Na ata do FED, ele confirmou que tais efeitos ainda são transitórios e devem acabar com a manutenção das políticas monetárias atuais.

“A inflação aumentou notavelmente e provavelmente permanecerá elevada nos próximos meses antes de se moderar. Como a economia continua a se reabrir e os gastos se recuperam, estamos vendo uma pressão de alta sobre os preços, principalmente porque os gargalos de oferta em alguns setores limitaram a rapidez com que a produção pode responder no curto prazo.

Esses efeitos de gargalo foram maiores do que o previsto, mas, à medida que esses efeitos transitórios de oferta diminuem, a inflação deve cair de volta à nossa meta de longo prazo.”

A meta dos EUA para a inflação anual é de 2%, mas Powell confessou que uma demora na reabertura pode afetar as expectativas.

Problema também na Europa: Inflação da Alemanha é a maior dos últimos 13 anos e sindicatos trabalhistas já se mobilizam

De acordo com a Reuters, a Alemanha divulgou hoje sua inflação, que cresceu 3,1% no mês de julho, comparado com 2,1% em junho. Essa é maior alta nos preços nos últimos 13 anos na maior potência da União Europeia.

Com a divulgação dos dados, sindicatos trabalhistas já pressionam por aumentos salariais, visto que o poder de compra da população local está comprometida com a alta generalizada dos preços.

O cenário já era acompanhado por economistas do mundo todo, mas pode pressionar o mercado financeiro global nos próximos meses.

Neste sentido, o Bitcoin poderia surgir como um porto seguro e reserva de valor no mercado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Investidor em pânico com queda do Bitcoin pergunta se outros são robôs: “Estão muito...

Nos últimos meses a situação do Bitcoin não tem sido das melhores (comparado com os últimos meses), nesse período de baixa não é incomum...
Bandeira do Brasil e de Israel com pilhas de Bitcoin

Israelense alvo da PF no Brasil pega 8 anos de prisão por lavagem de...

Um israelense que morava no Brasil e foi alvo da Polícia Federal (PF), foi condenado a oito anos de prisão. As investigações contra Tal...

Suspeita de pirâmide, empresa bloqueia saques e culpa Binance

Uma possível pirâmide financeira suspendeu os pagamentos dos clientes e colocou a culpa na Binance, por ter supostamente bloqueado valores da plataforma. Quando uma...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias