Investidores de criptomoedas estão sendo roubados em casa, polícia alerta sobre nova tendência

Embora a onda de crimes contra investidores de criptomoedas esteja acontecendo no Canadá, nada impede que cidadãos de outros países tomem as mesmas precauções.

A Polícia de Richmond, no Canadá, emitiu um alerta para investidores de criptomoedas nesta quarta-feira (19). Segundo o comunicado, existe uma “tendência emergente na qual grandes investidores de criptomoedas estão sendo roubados em suas próprias casas”.

Embora não tenham revelado muitos detalhes, as autoridades informaram que atenderam diversos casos do tipo no último ano e as quantias roubadas envolvem “grandes montantes”.

O número de casos pode ser ainda maior, aponta o comunicado, explicando que algumas vítimas podem não ter denunciado os roubos. O pedido é que tais crimes sejam informados, já que podem contribuir para as investigações.

Investidores de criptomoedas se tornaram alvos de criminosos, afirma polícia

Sem revelar detalhes sobre os crimes, a Polícia de Richmond aponta para a existência de um padrão nos roubos, um “modus operandi”, sendo suficiente para a emissão de um comunicado.

“Parece que alguém está mirando essas vítimas em busca de criptomoedas, e acreditamos que esse aviso público é necessário no interesse da segurança pública”, disse Gene Hsieh, sargento da RCMP.

Comentando sobre tal padrão, a polícia afirma que os ladrões se passam por entregadores ou autoridades para obter acesso às casas das vítimas. Uma vez dentro, os criminosos forçam os investidores a fornecerem acesso às suas criptomoedas.

“Os suspeitos parecem saber que as vítimas investem pesado em criptomoedas, sabem onde moram e as estão roubando em suas próprias casas”, disse Jill Long, sargento da DPIS.

Uma pessoa já foi presa por um destes roubos. Embora não tenha confirmado a ligação com os outros casos, a polícia está desconfiada que exista uma conexão, principalmente pelo padrão apresentado nos crimes.

Polícia emite recomendações a investidores

Embora a onda de crimes contra investidores de criptomoedas esteja acontecendo no Canadá, nada impede que cidadãos de outros países tomem as mesmas precauções.

Em março deste ano, por exemplo, um magnata das criptomoedas foi assaltado em Bali, na Indonésia, perdendo R$ 1,5 milhão. Na ocasião, um dos bandidos fingiu ser um policial para conseguir entrar casa da vítima sem grande esforço.

Segundo a Polícia de Richmond, sendo você um investidor de criptomoedas ou não, a recomendação é ficar atento a ‘visitas inesperadas’.

“Se um entregador, ou uma pessoa que diz ser uma autoridade, aparecer em sua casa inesperadamente, não o deixe entrar”, informa o comunicado. “Se a pessoa se recusar a sair quando solicitado, ligue para o 911 (190, no Brasil).”

Outras recomendações são o armazenamento de ativos em locais seguros, como cofres ou bancos, bem como evitar conversas sobre investimentos em locais públicos ou com pessoas não-confiáveis.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias