Elon Musk recebeu mais um processo movido por investidores dos EUA. O bilionário agora é acusado de influenciar e manipular o mercado da Dogecoin, a memecoin mais popular do mundo.
Ao longo dos últimos anos, Musk, atualmente o homem mais rico do mundo, confessou em várias ocasiões ter a Dogecoin como sua criptomoeda favorita. Para muitos, o seu entusiasmo com a memecoin é singelo e verdadeiro.
Mas na nova ação, os autores indicam que Musk apenas manipula o mercado para lucrar facilmente as custas de investidores desavisados.
“Insider trading”: Processo movido contra Elon Musk acusa bilionário de manipulação da Dogecoin
O insider trading ocorre quando uma pessoa que possui acesso a informações privilegiadas utiliza-as para obter vantagem financeira indevida no mercado de valores mobiliários.
Essa pessoa pode ser um funcionário da empresa, como um executivo ou diretor, ou qualquer pessoa que tenha acesso a informações confidenciais antes de serem tornadas públicas.
A prática é considerada ilegal porque viola os princípios de igualdade de informação e justiça nos mercados financeiros. Ela dá aos insiders uma vantagem injusta sobre os outros investidores, que não possuem acesso às mesmas informações.
Além disso, o insider trading prejudica a integridade e a confiança do mercado, já que mina a ideia de que todos os investidores têm as mesmas oportunidades de obter lucros justos.
E é com base nesta premissa que investidores acionaram Elon Musk no novo processo, acusando o bilionário de manipular a Dogecoin com o poder de sua influência. Vale lembrar que este não é o primeiro processo que acusa o bilionário da prática.
De acordo com a Reuters, a ação foi protocolada no último dia de maio de 2023, em um tribunal de Nova Iorque. Publicamente, Elon Musk não comentou sobre o caso.
Elon Musk gosta da Dogecoin ou apenas manipula preço da moeda?
O novo processo indica que Elon Musk teria interesses obscuros ao falar da moeda meme publicamente, como uma vontade de lucrar, por exemplo.
Em outras ocasiões, Elon Musk negou que influencia negativamente o preço da Dogecoin. Em abril de 2023, o bilionário chegou a trocar o símbolo do Twitter pela imagem da DOGE, para sinalizar que seu apoio a moeda é verdadeiro e não apenas uma manipulação barata.
— Elon Musk (@elonmusk) April 3, 2023
Assim, o novo processo tentará provar que o bilionário causou prejuízos a investidores do mercado de criptomoedas, que confiaram em suas brincadeiras públicas para comprar uma moeda meme.