Jair Bolsonaro diz que é um “absurdo ensinar índio a mexer com bitcoin”

Presidente falava de redução de gastos atoa do Governo Federal quando citou episódio de criptomoeda do índio.

Em uma participação no Podcast Inteligência LTDA, o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) disse que é um absurdo um projeto destinar milhões para ensinar índio a mexer com bitcoin.

Na última quinta, Bolsonaro contou sua trajetória de vida até chegar a presidência e falou sobre propostas de governo para caso seja reeleito.

E durante sua participação no podcast, ele acabou lembrando que quando assumiu a presidência em 2019, a Funai tinha um contrato de quase R$ 45 milhões com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A previsão deste contrato barrado no início da gestão Bolsonaro era para criação de uma criptomoeda indígena, que serviria para que tribos tivessem acesso a uma forma de dinheiro digital.

Ao ser alertado pela então Ministra Damares Alves, o presidente mandou cancelar o contrato e destinar o recurso para outros projetos, fato que ele lembra até os dias de hoje.

Bolsonaro diz ser um absurdo ensinar o índio a mexer com bitcoin

Durante conversa com o podcast Inteligência LTDA, em seu episódio 651, Jair Bolsonaro acabou rememorando uma história que gosta de lembrar.

Em suas palavras, ao assumir a transição de governo ele já havia detectado o andamento do projeto da FUNAI.

“Quando assumimos a transição, começamos a ver coisas de governos anteriores. Tinha ali em andamento um contrato da FUNAI, onde estava sendo dispensado R$ 50 milhões para ensinar o índio a mexer com bitcoin. É um absurdo.”

Em sua declaração, Bolsonaro disse que gastar esse recurso seria inapropriado, visto que a maioria dos índios não saberia mexer com a tecnologia.

Ele disse que respeita os povos indígenas, mas que o projeto de uma criptomoeda não faria sentido, ainda que muitos índios hoje já sabem lidar bem com novas tecnologias e o Brasil ainda tenha um tabu de que esses povos vivem em “oca”, o que não é mais uma verdade, segundo o presidente.

Falas sobre bitcoin por Bolsonaro

Jair Bolsonaro foi o único candidato a presidente a colocar a tecnologia blockchain em seu programa de governo nas eleições 2022.

Apesar disso, Bolsonaro costuma deixar claro que não entende de moedas digitais e, em uma fala recente, Bolsonaro disse que nunca mexeu com bitcoin.

De qualquer forma, as falas do atual presidente do Brasil sobre o bitcoin sempre envolvem o episódio do índio e o contrato da FUNAI, que ele cancelou no início de seu mandato e o caso segue repercutindo.

Em junho de 2022, pela primeira vez em nota pública, a própria Fundação Nacional do Índio reconheceu que uma Criptomoeda seria recurso gasto atoa.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias