Japão estuda desenvolvimento de Moeda Digital

Siga no

Aos poucos a ideia das Moedas Digitais de Banco Central (CBDC, na sigla original) vêm ganhando força em diferentes países. Curiosamente, a região da Ásia parece estar se tornando o epicentro dessas mudanças, com o já avançado Yuan Digital, e agora com o Japão dando passos largos em direção às CBDCs.

Como anunciado pela Reuters, o Japão divulgou o roadmap de desenvolvimentos regulamentares do país e um dos principais pontos a serem discutidos no futuro é o desenvolvimento de uma Moeda Digital emitida pelo Banco Central do Japão.

Essa é a primeira vez que é feita uma referência sobre a possibilidade de uma moeda digital emitida pelo Banco do Japão nos planos anuais. Segundo os planos, a ideia é estudar a possibilidade e a probabilidade de desenvolver o projeto.

De acordo com a Reuters, o Banco ainda não possuiu nenhum plano imediato de lançar ou começar o desenvolvimento de um possível Iene Digital. O documento detalha que o Banco vai ter ações coordenadas com outros países que estão considerando o uso de CBDCs, realizando testes e verificando as tecnologias disponíveis.

Além disso, o governo também disse que vai procurar uma forma de cortar as taxas de transferências interbancárias como uma forma de aumentar o uso dos sistemas digitais de pagamentos.

Essa recente atualização no roadmap do Japão não vem em um momento acidental. Com a atual pandemia da Covid-19, muito vem sendo discutido em relação à digitalização e até mesmo em como uma moeda digital poderia ser usada para facilitar os pacotes de apoio à crise.

Tailândia também está seguindo o caminho das CBDCs

Bath, o dinheiro fiat da Tailândia está ganhando versão digital.

Enquanto o Japão começa a considerar a possibilidade de uma Moeda Digital de Banco Central, a China já está bem avançada com o Yuan Digital e a moeda está nos passos finais para começar a ser utilizada em seu potencial total.

Com certeza o que a China está fazendo acabou acelerando outros Bancos Centrais, que agora correm atrás para tentar desenvolver soluções similares e não ficar para trás.

Um desses países é a Tailândia, que anunciou que avançou nos testes com a Moeda Digital de Banco Central local. Atualmente, a moeda está sendo utilizada entre grandes instituições e para transferências interbancárias, e indo para uma fase de testes com os comerciantes de menor porte antes de ser testada pelo público geral.

“O Banco Central está pensando em expandir o uso dessas criptomoedas para o público geral, mas um estudo compreensivo precisa ser completado antes de tomarmos tais ações.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

NFT pode “matar” o Bitcoin? Qual a relação entre ambos?

É provável que muita gente conheça os NFTs, regularmente confundidos com “arte digital”. A ação ganhou força após Stephen Curry, astro da NBA, e...
Plataformas NFT e Ethereum empresas

Empresas listadas na bolsa apostam no mercado de NFT

O crescimento do mercado de NFTs tem quebrado barreiras mais rápido do que outros recursos relacionados a blockchain. Hoje até mesmo grandes empresas, listadas...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

Mineradores brasileiros comentam banimento de Bitcoin pela China

A proibição de Bitcoin pela China nos últimos dias abalou o mercado, com muitas pessoas ficando preocupadas com isso, menos dois mineradores brasileiros que...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias