Japão estuda desenvolvimento de Moeda Digital

-

Siga no
Anúncio

Aos poucos a ideia das Moedas Digitais de Banco Central (CBDC, na sigla original) vêm ganhando força em diferentes países. Curiosamente, a região da Ásia parece estar se tornando o epicentro dessas mudanças, com o já avançado Yuan Digital, e agora com o Japão dando passos largos em direção às CBDCs.

Como anunciado pela Reuters, o Japão divulgou o roadmap de desenvolvimentos regulamentares do país e um dos principais pontos a serem discutidos no futuro é o desenvolvimento de uma Moeda Digital emitida pelo Banco Central do Japão.

Essa é a primeira vez que é feita uma referência sobre a possibilidade de uma moeda digital emitida pelo Banco do Japão nos planos anuais. Segundo os planos, a ideia é estudar a possibilidade e a probabilidade de desenvolver o projeto.

Anúncio

De acordo com a Reuters, o Banco ainda não possuiu nenhum plano imediato de lançar ou começar o desenvolvimento de um possível Iene Digital. O documento detalha que o Banco vai ter ações coordenadas com outros países que estão considerando o uso de CBDCs, realizando testes e verificando as tecnologias disponíveis.

Além disso, o governo também disse que vai procurar uma forma de cortar as taxas de transferências interbancárias como uma forma de aumentar o uso dos sistemas digitais de pagamentos.

Essa recente atualização no roadmap do Japão não vem em um momento acidental. Com a atual pandemia da Covid-19, muito vem sendo discutido em relação à digitalização e até mesmo em como uma moeda digital poderia ser usada para facilitar os pacotes de apoio à crise.

Tailândia também está seguindo o caminho das CBDCs

Bath, o dinheiro fiat da Tailândia está ganhando versão digital.

Enquanto o Japão começa a considerar a possibilidade de uma Moeda Digital de Banco Central, a China já está bem avançada com o Yuan Digital e a moeda está nos passos finais para começar a ser utilizada em seu potencial total.

Com certeza o que a China está fazendo acabou acelerando outros Bancos Centrais, que agora correm atrás para tentar desenvolver soluções similares e não ficar para trás.

Um desses países é a Tailândia, que anunciou que avançou nos testes com a Moeda Digital de Banco Central local. Atualmente, a moeda está sendo utilizada entre grandes instituições e para transferências interbancárias, e indo para uma fase de testes com os comerciantes de menor porte antes de ser testada pelo público geral.

“O Banco Central está pensando em expandir o uso dessas criptomoedas para o público geral, mas um estudo compreensivo precisa ser completado antes de tomarmos tais ações.”

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Leia mais

Últimas notícias

Entenda as semelhanças e diferenças entre o mercado tradicional e cripto

São Paulo, outubro de 2020. Entender o mercado de investimentos é uma das principais atitudes que o investidor deve ter para se arriscar nesse...

Vítima envia R$ 440 mil em Bitcoin para endereço errado e perde tudo

Os malwares continuam apresentando vários riscos para os investidores, com alguns casos desses softwares mal intencionados roubando muito dinheiro de suas vítimas. Em um...

Evento de startups fala sobre criptomoedas na próxima terça

Um evento de startups fala sobre as criptomoedas na próxima terça, totalmente online. Promovido por grandes empresas como a Ambev, Bradesco, Dínamo e Salesforce,...