Legisladores do Japão estão trabalhando no desenvolvimento de uma moeda digital que será emitida pelo estado. De acordo com a Reuters, um dos parlamentares disse que a moeda é uma resposta direta a criptomoeda do Facebook, a Libra, e a moeda digital da China.
Os parlamentares japoneses se manifestaram contra o “yuan digital” da China, dizendo que seria um “problema muito sério” se a moeda for usada em acordos internacionais.
“A China está avançada na emissão da yuan digital, então gostaríamos de propor medidas para combater essas tentativas”, disse à Reuters Norihio Nakayama, vice-ministro parlamentar de Relações Exteriores.
Detalhes da moeda digital japonesa ainda não foram divulgados oficialmente. Mas, rumores apontam para uma moeda “conjunta” entre o governo japonês e empresas privadas.
O grupo que está planejando a proposta entregará o plano de desenvolviemnto no próximo mês.
Não é esperado que o Japão libere sua moeda digital tão cedo. Existem obstáculos regulatórios que deverão ser superados.
Assim como tem acontecido com a Libra do Facebook, podemos esperar que uma moeda digital centralizada seja submetida a aprovação do governo.
Se for apoiada pelo governo, isso ajudará a dissipar algumas preocupações que Libra enfrentou. A Libra é administrada por um grupo seleto de grandes empresas de tecnologia que nem sempre são conhecidas por serem confiáveis .
Vamos ter que esperar muito mais para ver como é que isso acontece, mas está claro que as moedas digitais do banco central estão a caminho , se precisamos delas ou não .