JP Morgan diz que se prepara para a inflação acumulando…

Será que Jamie Dimon já ouviu falar em Bitcoin? Vamos aguardar!

O presidente do banco JP Morgan afirmou que a instituição está efetivamente acumulando dólares ao invés de comprar ativos, enquanto se prepara para uma alta da inflação. 

Em sua fala nesta segunda-feira (14), Jamie Dimon explicou que o governo será forçado a aumentar a taxa de juros. Além disso, deixou claro que não espera que esta fase seja transitória, como afirma o Federal Reserve.

Quem é o JP Morgan?

O JP Morgan Chase é o maior banco dos EUA em ranking de ativos, e prevê um lucro de US$ 52,5 bilhões em 2021. Listado na bolsa NYSE, suas ações estão avaliadas em U$ 478 bilhões, figurando assim entre os 20 maiores ativos do mundo.

Qual a estratégia do banco?

Segundo informou seu presidente, a ideia é segurar caixa para comprar ativos pagadores de juros no momento adequado. “Temos U$ 500 bilhões em caixa, e capacidade, portanto vamos ser pacientes.” O presidente do Morgan Stanley, James Gorman, também informou à CNBC que acredita que a inflação vai durar, e o FED será forçado a elevar juros antes do previsto.

Como anda a inflação oficial nos EUA?

Tá feia a coisa. Além de estar saindo de um período de recessão, sem crescimento do PIB, a inflação bateu 5% ao ano, e dá sinais de que pode continuar subindo.

Inflação 5% / ano
Inflação 5% / ano

Repare que a aceleração foi rápida, pois em fevereiro o índice estava abaixo de 1,7% ao ano. Ou seja, conforme o povo foi vacinado, ganhando confiança no emprego, passou a gastar mais. Por lá, acredite, há um número recorde de vagas não preenchidas, de 9,3 milhões, algo jamais visto.

Sim, acredite se quiser, parte do povo optou por não trabalhar, forçando a mão do governo para manter o assistencialismo. O fato é que pessoas e empresas acumularam caixa durante a crise, seja pela incerteza da estabilidade econômica, ou pela falta de opções para gastar durante as medidas de lockdown.

A estratégia do JP Morgan é correta?

Quem somos nós para julgar um banco que lucra bilhões de dólares por ano, no entanto, parece estranho a estratégia de acumular caixa durante um período inflacionário. Isso porque tanto os títulos de dívida de baixo risco, quanto o dinheiro em si, não estão rendendo juros algum.

Enquanto isso, não para de subir o preço dos ativos, como ações, imóveis, e commodities (madeira, minério, petróleo, boi gordo). Em suma, na realidade o banco está perdendo poder de compra.

No entanto, pode fazer sentido se o mercado acabar sendo forçado a vender ações pagadoras de dividendos e títulos de dívida por conta de uma crise.

Será que Jamie Dimon já ouviu falar em Bitcoin? Vamos aguardar!

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Marcel Pechman
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.

Últimas notícias

Últimas notícias