A justiça condenou Brian Garry Sewell, de 54 anos, a três anos de prisão nos Estados Unidos na quinta-feira (15). De acordo com o resultado da condenação, ele declarou-se culpado por uma operação ilegal de envio de dinheiro e fraude eletrônica nos EUA.
A juíza Ann Marie determinou que ele cumpra agora um período de reclusão, seguido por outros três anos de liberdade condicional. Ele recebeu a pena por dois processos movidos contra ele após uma grande investigação que teve a participação de agentes do FBI e da Receita dos EUA, o IRS.
“Esta sentença põe fim a um esquema de fraude de investimentos multimilionário que se aproveitava da operação de uma empresa de transferência de dinheiro não licenciada para lesar investidores em milhões de dólares e roubar centenas de milhares de dólares do governo federal“, disse Jarom Gregory, Agente Especial Interino Encarregado do Escritório de Campo do IRS-CI em Phoenix. “Quando esse tipo de esquema surge, todos os americanos são afetados. Investidores são vitimados, contribuintes são lesados e dinheiro sujo circula facilmente pelo sistema financeiro sem qualquer fiscalização. O IRS-CI continuará investigando empresas de transferência de dinheiro não licenciadas e levará esses fraudadores à justiça.”
Trader operou empresa que convertia dinheiro físico para criptomoedas sem autorização de funcionamento
Nos últimos anos, uma tarefas do falso operador de criptomoedas consistia na empresa Rockwell Capital Management. De acordo com a investigação, ele recebia dinheiro em espécie dos clientes e convertia os valores para criptomoedas.
Para a justiça, se tratava de um claro esquema de lavagem de dinheiro com moedas digitais, que entrou na mira das autoridades.
“O Gabinete do Procurador dos EUA agradece aos nossos parceiros federais e aos procuradores pelo trabalho árduo nesta investigação e pelo compromisso em responsabilizar indivíduos como Sewell“, disse a Procuradora dos EUA Melissa Holyoak. “O meu gabinete está empenhado em impedir que criminosos usem o nosso sistema financeiro para movimentar dinheiro sujo. E continuaremos a processar aqueles que ignoram as leis criadas para impedir o fluxo de fundos ilícitos.”
Além disso, após a empresa ele começou a prometer lucros com criptomoedas para investidores e criou um esquema fraudulento que roubou 17 pessoas. Ao todo, o prejuízo deixado pela prática foi o de US$ 2,9 milhões.
Por ambas as condutas, ele recebeu a condenação na última quinta e deve responder pelos seus crimes.