Justiça proíbe ‘Investimento Bitcoin’ de captar novos clientes e fazer anúncios

SBT, Bandeirantes e Record devem parar de veicular qualquer publicidade da empresa

Siga no
Empresa Investimentos Bitcoin é um golpe?
Investimentos Bitcoin: Reprodução

A Justiça de São Paulo proibiu a Investimento Bitcoin – empresa que promete rendimentos de 60% ao mês com bitcoin – de captar novos clientes ou fazer anúncios. Em setembro, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) havia recomendado a suspensão da publicidade do negócio.

A sentença, assinada pelo desembargador Paulo Grava Brazil na segunda-feira (9), é uma resposta a uma ação movida pelo Instituto Nacional de Fomento ao Mercado Legal (Fomele), associação que afirma prestar apoio e orientação ao empresariado, sociedade civil e agentes do Estado.

No processo, a Fomele pediu a suspensão da adesão de novos clientes e da exibição de anúncios porque diversos investidores teriam relatado que a empresa, que mudou seu nome para Investimento Brasil, seria um esquema de pirâmide financeira.

“(…)a requerente (associação civil sem fins lucrativos) alega que a pretensão deduzida na ação civil pública tem lastro em suposto esquema milionário de pirâmide financeira, por parte da requerida. Em suma, informa que atua na defesa dos consumidores e aduz que recebeu denúncia anônima relatando esquema de pirâmide e fraude financeira, praticados pela ré, a qual veicula anúncios publicitários prometendo rentabilidade mínima de 30% ao mês e efetua investimentos de modo incompatível com às normas da CVM”, diz trecho.

Vale lembrar que a medida é cautelar e visa apenas prevenir, conservar ou defender direitos. Não é, portanto, uma confirmação de que a Investimento Bitcoin – conhecida por aparecer em programas como o do Rodrigo Faro e do Datena –  seja, de fato, uma pirâmide financeira e tenha aplicado golpes.

A reportagem do Livecoins tentou, mas não localizou a defesa da Investimento Bitcoin.

Juiz diz que publicidade feita por empresa é enganosa

Na decisão cautelar, o desembargador afirmou que a empresa faz publicidade enganosa, visto que não deixa claro para o investidor – nos anúncios publicitários – os riscos inerentes ao mercado de criptomoedas.

“(…) nesse exame perfunctório, vê-se que não há menção a risco do investimento, mas apenas certeza de ganhos ou vantagens. A ausência de explícita informação sobre eventuais riscos do investimento em criptomoedas (…) indica grau de probabilidade do direito suficiente para inibir a captação de investidores, em virtude dos consistentes indícios de publicidade enganosa”.

O magistrado também justificou a decisão citando que toda empresa que faz intermediação ou administra carteiras de investimento precisa de autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o que não é o caso da Investimento Bitcoin.

Datena promoveu investimento Bitcoin
Datena promoveu investimento Bitcoin

Em agosto, o órgão regulador do mercado de capitais abriu processo para averiguar denúncias e citou que a empresa tem “indícios de fraude na captação de recursos de terceiros, com características típicas de pirâmide financeira”.

“Portanto, diante do quadro delineado, pertinente a concessão em parte da tutela provisória, para determinar à requerida que suspenda a adesão a novos investidores/consumidores no por intermédio do site investimentobitcoin.com, bem como a suspensão da publicidade nos órgãos de comunicação indicados (…), servindo a presente decisão como ofício e determinando-se que a requerente encaminhe cópia aos aludidos canais de mídia”, diz decisão do desembargador.

Investimento Bitcoin atrasa pagamentos

A Investimento Bitcoin começou a atrasar os saques em setembro, conforme relatos de clientes no Reclame Aqui. Só na plataforma há pouco mais de 700 reclamações contra a empresa.

“Não liberam o saque desde setembro. Não devolvem o dinheiro aplicado. Não dão satisfação e continuam fazendo propaganda enganosa”, escreveu um dos investidores no Reclame Aqui.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Lucas Gabriel Marins
Jornalista desde 2010. Escreve para Livecoins e UOL. Já foi repórter da Gazeta do Povo e da Agência Estadual de Notícias (AEN).
Homem jogando dinheiro para cima bilionários do Bitcoin

Usuário compra bitcoin por 11 mil dólares durante flash crash da Binance

Durante uma queda repentina nos preços de várias moedas na Binance americana, onde o Bitcoin chegou a ser negociado por 8.200 dólares por menos...

Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

OÉ importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço...

Meme postado por Elon Musk é vendido por R$115 mil

Após o Bitcoin e o Ethereum romperem as suas máximas históricas nesta semana, Elon Musk foi ao Twitter para postar um meme sobre o...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias