“Se eu fosse legislador, estaria me armando para lidar com o Bitcoin”, diz ex CEO do Goldman Sachs

"A regulamentação ainda é necessária para o futuro do criptoativo como um meio de transação (no contexto da aceitação governamental)".

Siga no
Imagem: Andrew Harrer/Bloomberg via Getty Images

O Bitcoin tem muitos elementos que determinam se a moeda teve algum sucesso ou não. Muito além do seu preço, que atualmente está em um ótimo nível comparado com os anos anteriores, temos também a adoção institucional da moeda, que vem sendo constante até na entrada de 2021. Para o ex CEO do Goldman Sachs, um dos principais grupos financeiros do mundo, o Bitcoin está se tornando um sucesso e que os reguladores deveriam estar preocupados com o futuro da moeda.

Em uma entrevista para o Squawk Box, da CNBC, Lloyd Blankfein falou um pouco sobre como o Bitcoin é um grande sucesso atualmente e como ele pode crescer ainda mais no futuro. Mas que esse futuro traz um dilema para a criptomoeda e para os reguladores que precisam ficar de olho nas movimentações financeiras.

Para Blankfein o monitoramento do dinheiro é algo importante para a segurança de diferentes setores. Ele até mesmo citou que “após o 11 de setembro nós descobrimos que seguir o dinheiro é a maneira de prever e antecipar certos crimes.” Essa importância obrigará os reguladores a monitorar de forma mais eficiente o Bitcoin, mas isso colocará o ativo digital em uma posição difícil.

“Você não sabe se está pagando a Coréia do Norte, a Al Qaeda ou a Guarda Revolucionária… Se você não sabe quem está recebendo dinheiro no mercado financeiro, como os reguladores vão fazer isso funcionar?”

Mas como a regulamentação ainda é necessária para o futuro do criptoativo como um meio de transação (no contexto da aceitação governamental), isso pode tirar o interesse do Bitcoin no longo prazo.

“Mas isso [a regulamentação] vai tirar a liberdade e a falta de transparência que tornou o Bitcoin tão atrativo para início de conversa! Se eu fosse um regulador estaria muito preocupado e estaria me armando para lidar com o sucesso do Bitcoin”

Lloyd Blankfein em entrevista ao programa do CNBC.

Bitcoin é complicado como uma reserva de valor

Enquanto o Bitcoin como meio de troca terá a complicação da regulamentação no seu futuro, Blankfein também ressaltou algumas dificuldades que a moeda tem como reserva de valor, um dos principais argumentos dos investidores atualmente.

Para ele o Bitcoin é uma reserva de valor complicado, justamente por causa da oscilação constante, além da possibilidade de perder suas moedas para sempre.

“ele [ O Bitcoin] pode funcionar… mas É uma reserva de valor que pode oscilar em 10% em um dia, se você perder o código ou a sua chave, perderá suas moedas para sempre, ou se você for roubado (…) Como reserva de valor o Bitcoin é complicado.”

O futuro do Bitcoin, como sempre foi, ainda continua uma incerteza, no entanto, ao provar sua resiliência várias vezes, a moeda demonstrou que ainda tem força para continuar crescendo.

E considerando que ela já sobreviveu aos seus piores momentos, é possível que a preocupação de Blankfein não seja tão fundada.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Comissão Oficial do Bitcoin em El Salvador causa polêmica

“Comissão Oficial do Bitcoin” em El Salvador causa revolta na comunidade

Muitas coisas estão acontecendo em El Salvador desde que o país da América Central decidiu adotar o Bitcoin como moeda de curso legal. Recentemente...
Real-inflação (imagem: SHutterstock)

Inflação batendo as portas, como se proteger?

A inflação é totalmente sem educação, entra em nossas casas sem permissão ou aviso prévio e fica por um bom tempo morando conosco. É...
Mineração de Bitcoin, moeda BTC e GPU

Preço do Bitcoin cai após hashrate atingir mínima anual

A recente queda no preço do Bitcoin coincidiu com a baixa no hashrate da rede, com uma possível capitulação de mineradores do mercado. Vale...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias