Há exatos dois meses o Congresso de El Salvador aprovou um projeto de lei que torna o Bitcoin uma moeda de curso legal no país.
Com euforia, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no twitter sua proposta sobre a lei, em poucas semanas ela foi aprovada pelo Congresso por unanimidade de 62 dos 82 votos.
Caminhando para um mundo completamente novo, o país viu uma resposta positiva por parte dos cidadãos, até pequenos empreendedores começaram adotar a criptomoeda como forma de pagamento, sendo El Salvador um país sem moeda própria.
La #LeyBitcoin acaba de ser aprobada por mayoría calificada en la @AsambleaSV.
¡62 de 84 votos!
¡Historia! #BTC🇸🇻
— Nayib Bukele (@nayibbukele) June 9, 2021
Lei Bitcoin
A Lei Bitcoin foi aprovada pelo Congresso no dia 09 de junho, ela começa a vigorar no país daqui a 30 dias, como foi estipulado no documento apresentado pela Assembleia Legislativa.
Existem alguns pontos interessantes na proposta, como por exemplo, embora o uso do Bitcoin não ser obrigatório, a lei afirma que os preços dos produtos e serviços poderão ser expressados em Bitcoin, assim como as instituições financeiras poderão aceitar Bitcoin como forma de pagamento.
O governo de El Salvador deixou explicito no documento apresentado que antes da lei começar a vigorar, um fideicomisso deve ser criado no BANDESAL (banco de desenvolvimento) de El Salvador para permitir a conversibilidade imediata de bitcoin em dólar.
Por enquanto o governo de El Salvador parece estar realmente comprometido tanto na adoção, como também na capacitação sobre a utilização da criptomoeda no país, permitindo até que os cidadãos consigam pagar as impostos com Bitcoin.
Adoção do Bitcoin aumentando
A última euforia no mercado de criptomoedas teve um impulso em questão de adoção e interesse por investimentos em Bitcoin, algo “novo” devido ao fato de que nos ciclos anteriores não tivemos a mesma resposta.
Estamos presenciando uma mudança, ou melhor dito, uma migração para uma nova forma de dinheiro e mercado que com certeza será um processo lento, mas seguro.