Lighting Network do Bitcoin explode em atividade e adoção

Também é possível notar que esse não é o único "pulo" na adoção da rede secundária do Bitcoin, com aumentos similares no final de 2018 e começo de 2019.

Siga no

Enquanto muitos estão focados no preço do Bitcoin e até mesmo em qual celebridade vai falar sobre a criptomoeda nas redes sociais, em outros pontos o ecossistema está demonstrando sinais empolgantes.

Dados atuais mostram que a Lightning Network está passando por um período de alta em atividade e também de adoção. 

Desde o começo deste ano a Lightning Network (LN) do Bitcoin tem mostrado um grande aumento em adoção. A rede acabou de bater a capacidade de 1.500 BTC.

Como é possível ver no gráfico, desde o começo do ano (Year-to-Date/YTD) a Lightning Network teve um crescimento de 42% 

Crescimento no número de Bicoins disponíveis na Lightning Network. Fonte: Arcane Research

Também é possível notar que esse não é o único “salto” na adoção da rede secundária do Bitcoin, com aumentos similares no final de 2018 e começo de 2019. Curiosamente, esses foram períodos em que o Bitcoin estava passando por dificuldade de valorização, problemas de taxas ou preocupações com o tempo de confirmação dos pagamentos.

Além do aumento em bitcoins disponíveis na LN, a rede agora também conta com mais de 12 mil nós que processam 45 mil canais de pagamento.

Com a Lightning sendo uma solução para transferências mais rápidas e baratas do Bitcoin, há uma grande possibilidade que esses números continuem crescendo conforme a adoção da moeda também cresça.

Ainda é cedo para dizer, mas talvez até mesmo a recente adoção do Bitcoin por El Salvador pode ter algum impacto nessas métricas.

Como é de se imaginar, o aumento no uso da Lightning Network tem um impacto positivo no preço do Bitcoin, já que ela permite transações muito mais rápidas e baratas, colocando o Bitcoin como uma forma de pagamento muito mais ágil e prática.

Vale mencionar que a Lightning Network não é uma grande unanimidade dentro do criptomercado, com muitos investidores ainda inseguros sobre a tecnologia e sua segurança (e descentralização). Mas o uso da tecnologia de segunda camada está interessando não apenas os investidores, mas também grandes nomes.

Recentemente Jack Dorsey, CEO do Twitter, respondeu a um comentário sobre a possibilidade de integração da LN com a rede social, dizendo que isso é “apenas questão de tempo”. 

Com isso, a Lightning Network volta a ser outro ponto interessante para os investidores ficarem de olho enquanto acompanham os fundamentais do Bitcoin, podendo ser um importante fator para a valorização da moeda em um futuro próximo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias