Lightning Address: Receba bitcoin por e-mail

Uma nova maneira de enviar e receber bitcoin agora se parece com um endereço de e-mail.

Siga no
LN Address
LN Address

Desde que surgiu, o Bitcoin tem sofrido diversas atualizações para melhorar a experiência do usuário, o que chamamos de UX. A UX se baseia não somente em apresentar um produto com um bom design, fácil e intuitivo, mas serve para melhorar como uma pessoa pode usar e perceber o seu produto. 

Ao longo de 12 anos o Bitcoin melhora a experiência do usuário, com atualizações de segunda camada (layer 2), wallets mais sofisticadas e aplicações antes inimagináveis. 

Um dos protocolos ligado ao Bitcoin, que surgiu para resolver diversos ‘problemas’ encontrados na camada principal (layer 1) é justamente a Lightning Network. Agora, é possível utilizar a Lightning para transacionar bitcoin como se fosse um endereço de e-mail, o Lightning Address. 

Lightning Network (LN)

A Lightning é um protocolo de segunda camada, desenvolvido paralelo à blockchain do Bitcoin. Serve para realizar micropagamentos de maneira mais rápida e barata, através de ‘canais de pagamento’. 

Os endereços (invoice) Lightning diferem dos endereços bitcoin. Invoices LN sempre começam com “ln…”, ou então pode ser usado um QR Code, onde você abre sua wallet e aponta a câmera do celular para o QR Code, que lê a fatura e realiza o pagamento. 

No entanto, a maioria dos QR Codes LN não são estáticos, ou seja, existe um limite de tempo para realizar o pagamento e, geralmente, o mesmo QR Code não pode ser usado mais de uma vez. Visando resolver esse inconveniente, algumas aplicações surgiram, como o LNURL, que se parece um URL de site, mas para receber bitcoins. 

Exemplo de LNURL criado no LNPay.co

Apesar de muito útil e interessante, a LNURL ainda não deixa o processo tão fácil assim e, dessa forma, surgiu a ideia de criar um endereço bitcoin que se parece com um e-mail. 

Lightning Address

O Lightning Address é uma maneira simples de enviar bitcoin de forma instantânea utilizando a Lightning Network. O endereço se parece com um e-mail, mas serve para seus bitcoins. 

Introdução ao Lightning Address por lightningaddress.com

O motivo de se criar um Lightning Address é justamente poder enviar bitcoin com facilidade. É simplesmente abrir sua wallet, selecionar o valor que deseja enviar e digitar o Lightning Address da pessoa que deseja pagar. Sem invoices ou QR codes, pois você pode criar um endereço somente seu, igual um e-mail. 

É possivel criar um Address por serviços que já possuem suporte para essa integração, como Zebedee, LNTXBOT, Coinos e outras. No entanto, é possível usar o próprio domínio e integrar em seus aplicativos. 

Carteira Zebedee

A Zebedee é uma carteira de bitcoin custodial que permite realizar transações pela Lightning Network, mas não somente isso, é ideal para jogos e streamers. A Zebedee permite que o usuário integre sua conta com jogos baseados em bitcoin, como CS:GO. Ainda é possível criar um QR Code estático na Zebedee, enviar mensagens e gifs com um pagamento Lightning. 

QR Code estático da Zebedee.

Ao criar uma conta na Zebedee, o usuario define uma “gamertag”, que servirá para todo o ecossistema da Zebedee e, agora, funciona como um Lightning Address. 

Bitcoin no Twitter

Agora é possivel enviar e receber bitcoin pelo Twitter Web usando um Lightning Address. 

Para isso é necessário instalar a extensão da Zebedee para Chrome ou Firefox e inserir na biografia do Twitter o emoji de raio (⚡️), que remete a Lightning Network, e inserir seu Lightning Anddress. O botão ‘tip’ para enviar bitcoins aparece instantaneamente, assim como um ícone de raio em todo tweet de quem possui um Address. 

Ícone de raio no Twitter para enviar tips a partir de um tweet.

Criando um Lightning Address na Zebedee

O primeiro passo é baixar o app Zebedee no Google ou Apple Store. Depois você pode conectar sua conta a um endereço de e-mail ou ao Discord.

Página inicial da Zebedee após registrar-se com e-mail.

Após ter realizado o registro, o próximo passo é escolher sua gamertag, ou seja, nome de usuário.

Definindo uma gamertag, nome de usuário.

Feito isso, a sua gamertag já servirá como nome de usuário para seu Lightning Address, no formato email@zbd.gg e você pode enviar para seus amigos ou colocar em sua biografia do twitter para receber tips. 

Lightning Address pronto para ser usado e compartilhado.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Eduarda Lobatohttp://eduarda.substack.com
Libertária e entusiasta de Bitcoin, Blockchain e outras tecnologias relacionadas ao mundo cripto.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias