CEO da Aave diz que “loucura do Yield Farming” está chegando ao fim

"São praticamente máquinas de imprimir dinheiro. Eu acredito que essa loucura vai acabar em algum momento."

Siga no

O CEO da Aave, Stani Kulechov, está preocupado com a falta de inovação dentro do setor de finanças descentralizadas (DeFi), citando a natureza de “copiar e colar” que domina o setor atualmente, causando também um problema de falta de descentralização e democratização do sistema.

Além disso, para Kulechov, a onda do “Yield Farming” (ganhar dinheiro “emprestando” moedas para uma pool de uma plataforma DeFi) também está chegando ao fim.

O CEO da Aave quer trazer diferentes mudanças para o setor que, para ele, parece parado e com diferentes problemas que precisam ser resolvidos. A Aave é uma das principais plataformas do setor DeFi.

De acordo com as preocupações de Stani, o atual sistema não tem um bom equilíbrio e muitas vezes favorece apenas as grandes baleias, deixando os usuários comuns de fora. Esse é um problema ainda mais comum com as taxas exageradas do Ethereum.

De acordo com o CEO, o problema está nos modelos de distribuição no Yield farming que acabam favorecendo as contas com grandes quantidades de moedas. A solução para o problema deveria ser um sistema mais democrático de incentivos que saia da mesmice que vem dominando a indústria.

“Isso pode ser solucionado ao simplesmente criar incentivos mais democráticos ao invés de só copiar e colocar o mesmo modelo várias e várias vezes.” Disse Kulechov ao Crypto Briefing.

Além disso, ele acredita também que a descentralização é fundamental para o setor, afinal, é algo que está no próprio nome Finanças Descentralizadas.

“Eu pessoalmente acredito que o protocolo é descentralizado quando as propostas da equipe fundadora podem ser votadas contra e o time, incluindo seus investidores iniciais, não possuam mais de 50% dos tokens.”

Loucura do Yield Farming vai perder a força

Um dos principais chamativos do DeFi até o momento foi justamente a possibilidade de lucrar com o Yield Farming, que é ganho de “juros” ao emprestar moedas para a pool de liquidez de uma exchange descentralizada.

Enquanto muitos consideram essa uma forma interessante de recompensar os investidores que mantém uma plataforma funcionando, o modelo atual já atraiu diferentes críticos que acreditam que o sistema é insustentável.

Kulechov faz parte dos que estão preocupados com como as coisas estão funcionando agora, comparando os protocolos que são copiados vez após vez com máquinas de imprimir dinheiro.

“São praticamente máquinas de imprimir dinheiro. Eu acredito que essa loucura vai acabar em algum momento e veremos incentivos mais sustentáveis.”

Recentemente o mercado de DeFi vem perdendo um pouco de força, mesmo com a grande valorização de algumas moedas do setor. O CEO da Aave concluiu que, essa diminuição vem justamente da falta de inovação e com projetos sempre buscando novas maneiras de atrair outros investidores com as promessas de Yield Farming.

A loucura do DeFi é tão grande que recentemente ela vem sendo comparada com o que aconteceu com o criptomercado durante 2017. 

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Binance Flag. Imagem: ShutterStock

Maior corretora de criptomoedas do mundo cedeu para a regulação? Vai pesar o mercado?

A vida não está nada fácil para a Binance: 25/Jun: Regulador do Japão emite alerta; 26/Jun: Ontário no Canadá pede pra Binance bloquear usuários; ...
Mesa da Starbucks com moedas de Bitcoin em formato de M

Dispositivo barato e portátil de minerar Bitcoin viraliza no TikTok, será que vale a...

O influenciador digital Idan Abada criou um dispositivo para tornar a mineração de Bitcoin "acessível à todos". Ele postou um vídeo no TikTok mostrando...
PayPal e Bitcoin

PaуPal vai lançar ‘super aplicativo’ para criptomoedas

Durante um bate-papo por vídeo com investidores, o CEO do PaуPal, Dan Shulman, revelou que a primeira versão de um 'super aplicativo' para criptomoedas...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias