Lula promete regular Inteligência Artificial e alerta: “não menosprezem meu discurso”

Presidente do Brasil participou da abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ao vivo em Brasília nesta terça-feira (30), o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva prometeu regular o mercado de inteligência artificial no país, a começar já na próxima semana um amplo debate com os seus ministros de estado.

De acordo com ele, a pesquisa brasileira é uma das mais avançadas no mundo e a regulação do setor de IA deve ajudar avançar ainda mais, consolidando o país entre as potências globais.

Em uma menção direta à imprensa, Lula ainda destacou que seu discurso não deve ser menosprezado, visto que ele quer regular o mercado de forma a evitar um futuro desemprego em massa.

Lula diz que se Inteligência Artificial causar desemprego em massa então ele não quer, mas espera que a tecnologia gere emprego e renda no Brasil

Contrariando estatísticas que indicam que a inteligência artificial pode causar desempregos em massa, Lula indicou que não deseja uma tecnologia que cause danos sociais ao Brasil.

“Eu fico muito assustado meus companheiros e companheiras cientistas, quando eu vejo matéria no jornal dizendo que a Inteligência Artificial pode causar 16 milhões de desempregados. Se é para isso eu não quero. Que coisa que é essa que é tão importante e que vai causar problema para a sociedade. A nossa inteligência artificial tem que ser inteligente. E a gente quer fazer dela uma fonte com que a gente gere emprego nesse país, que a gente forme milhões de jovens preparados.”

Lula lembrou que o governo autorizou a criação de novos institutos de ensino superiores federais, mas deseja que as novas grades curriculares não apresentem o “mesmo ensino de sempre”.

Ou seja, o presidente indicou que a nova regulamentação da Inteligência Artificial pode levar consequências ao ensino, talvez até uma reforma das grades curriculares atuais.

Lula participa de evento que promete regular a Inteligência Artificial após apresentação de novo Plano do Brasil do CCT

Lula participou na manhã desta terça da abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, evento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A ministra Luciana Santos do MCTI também estava presente na solenidade.

O evento ocorre um dia depois que o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou a proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), oficializado no evento. “O presidente pediu este plano em março deste ano e pediu que a gente apresentasse na Conferência”, explicou a ministra Luciana Santos que presidiu a reunião na última segunda-feira (29).

“Foi um processo muito participativo, com mais de 300 pessoas, muitas oficinas, conversas bilaterais com a iniciativa privada, especialistas, sociedade civil organizada, procurando fazer uma sinergia do ecossistema na direção de cuidar para que o Brasil possa garantir sua autonomia, sua soberania”.

Esse esforço coletivo busca responder o desafio do presidente Lula [de elaboração do Plano] em diversas áreas informações sobre a inteligência artificial”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O ministro também destacou que atualmente a divisão social do trabalho internacional se dá a partir da propensão do desenvolvimento tecnológico. “Um país que queira estar entre os primeiros lugares e garantir o bem-estar para o seu povo não pode abrir mão disso”, comentou.

O Brasil não tinha um evento do tipo há 15 anos, e agora volta com uma temática de inovação que deve mobilizar o setor público e privado para avanços na tecnologia do país. Vale lembrar que recentemente o Governo do Brasil, por meio do RNP, abriu um novo projeto que espera financiar pesquisadores em blockchain, mostrando que tecnologias emergentes estão no radar do Governo Lula.

É importante reconhecer, contudo, que a IA também tem o potencial de reforçar a segurança e a eficiência das criptomoedas, embora também possa explorar novas vulnerabilidades nas tecnologias. Com isso, o mercado cripto tem prestado atenção a inovação e mostrado interesse no crescimento das inovações com IA.

Veja o discurso de abertura com participação de Lula no vídeo abaixo:

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias