Maduro vai distribuir criptomoeda para médicos da Venezuela

O governo distribuiu dois bônusm, o “Fique em casa” e o “Disciplina e Solidariedade”

Siga no

O governo da Venezuela anunciou que vai distribuir a criptomoeda Petro para cada médico do país. O anúncio pode estar ligado com um incentivo para o momento de pandemia que vivemos, no entanto, o bônus é mais uma tentativa do governo Maduro de tentar aumentar o uso da criptomoeda estatal.

O anúncio foi feito através das redes sociais oficiais do governo:

“Graças ao Presidente Nicolás Maduro estamos iniciando a entrega do Bônus Especial para Médicos e Médicas da Pátria de um Petro através da Carnet de la Patria”

 

O Carnet de la Patria é uma plataforma digital criada pelo governo para poder oferecer bônus, subsídios e programas sociais sem a necessidade de utilizar o sistema bancário tradicional.

A plataforma, assim como o Petro, faz parte de um programa do governo para tentar amenizar a situação econômica do país, que passar por uma das piores inflações da história e enfrenta uma série de sanções comerciais.

Além do bônus para os médicos, o governo Maduro também aprovou a distribuição de benefícios para aqueles Venezuelanos que não podem trabalhar por causa da quarentena.

O governo distribuiu dois bônus o “Fique em casa” e o “Disciplina e Solidariedade”, ambos no fim de março. No entanto, eles foram depositados em moeda fiduciária.

A longa tentativa de fazer o Petro funcionar

Petro Venezuela Maduro

O Petro é um projeto interessante, em teoria. Ele foi desenvolvido pelo governo venezuelano para conseguir driblar as sanções impostas à economia do país. O projeto é uma criptomoeda com lastro no petróleo produzido na Venezuela.

No entanto, a ideia não foi muito bem aceita pela população. O principal problema é a falta de confiança no governo e nos projetos estatais, com os cidadãos das Venezuela preferindo usar o Bitcoin, o Dash e, principalmente, o Dólar ao invés do Petro.

Isso fez com que o governo criasse diferentes maneiras de tentar empurrar o uso da criptomoeda estatal.

Ele fez isso pagando o décimo terceiro e aposentadorias usando a moeda digital, forçando os bancos a trabalharem com a moeda e exigindo que empresas também passassem a aceitar o Petro.

Apesar dessas ações, a moeda ainda não decolou por lá e é amplamente criticada por muitos e pela oposição ao governo.

Quanto vale a criptomoeda Petro?

Ainda com seus muitos problemas, a Petro gera certo interesse (principalmente quando é recebida de graça) porque o seu valor está atrelado ao petróleo e pode ser trocada por dólar, deixando de lado a moeda inflacionada do país.

Com isso, distribuir Petro pode fazer uma boa diferença para os médicos que atuam na Venezuela. O Decrypt apontou que, segundo dados oficiais, cada Petro vale US$58.93, mas no mercado secundário a moeda vale bem menos.

Na exchange Amberes, uma das mais utilizadas pelos investidores venezuelanos, cada Petro vale cerca de 0.0026 BTC, por volta de US$18 na cotação atual.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Governo da Ucrânia ensina bitcoin para população

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia criou uma campanha para ensinar  bitcoin, blockchain e criptomoedas para a população. Os vídeos foram desenvolvidos em...

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...
BCHA-51-attack

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

Últimas notícias

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

30 bilionários possuem bitcoin, mas não falam sobre isso, revela milionário do Twitter

O multimilionário filantrópico Bill Pulte, apelidado de "Bitcoin Bill" após sua entrada no mercado de bitcoin em dezembro de 2019, afirmou em uma live...