Manifestantes protestam contra Bitcoin em El Salvador

O grupo conhecido como “Bloco de Resistência e Rebelião Popular” fez uma manifestação em frente a Assembleia Legislativa de El Salvador.

Siga no
Protesto em El Salvador contra o Bitcoin
Protesto em El Salvador contra o Bitcoin

Nesta terça-feira (20), um grupo conhecido como ‘Bloco da Resistência e Rebelião Popular’ se reuniu em frente a Assembleia Legislativa de El Salvador e exigiu a revogação da Lei Bitcoin, que foi aprovada no país no mês passado.

O grupo de salvadorenhos pediu a revogação da lei que permitirá, a partir de setembro, o uso do bitcoin como moeda legal.

Os membros do grupo, que fazem parte de diferentes sindicatos e associações de estudantes, entregaram o pedido à deputados de oposição ao governo atual.

Segundo eles, a volatilidade do bitcoin e a possibilidade de utiliza-lo para financiar atividades ilícitas são algumas das preocupações. Além disso, os manifestantes dizem que se trata de uma regulamentação “imposta” e “sem consulta ao povo”.

“O Bitcoin facilita a corrupção pública, as operações dos traficantes de drogas, o tráfico de armas e pessoas, extorsões e evasões de impostos. Também provocará um caos monetário, diminuirá salários, pensões e poupança das pessoas”, diz o grupo.

“Bitcoin prejudica os mais pobres”

Os manifestantes foram recebidos pelas deputadas do governo de El Salvador, Dina Argueta e Anabel Belloso. Uma das líderes do movimento “resistência” deu uma entrevista falando que a volatilidade do Bitcoin é muito alta.

“Para as pessoas que ganham salário mínimo, em um momento você pode ter U$ 300 em bitcoin e no dia seguinte os U$ 300 podem se tornar U$ 50. Hoje temos visto como o preço da criptomoeda está caindo”, afirmou uma das líderes do grupo de manifestantes.

Os manifestantes fizeram o protesto na manhã desta terça em frente ao Centro Cívico Cultural Legislativo e depois na Assembleia Legislativa, onde entregaram o pedido de revogação da Lei Bitcoin.

Maricela Ramirez, líder do “Bloco da Resistência”, disse que rejeita a Lei do Bitcoin que, em suas palavras, é “trapaceira” e, portanto, exige sua revogação, já que o projeto “prejudica os mais pobres.”

Deputadas recebem manifestantes
Deputadas recebem manifestantes

Exigimos revogação da Lei Bitcoin. Imagem: Reprodução
Exigimos revogação da Lei Bitcoin. Imagem: Reprodução

Lei do Bitcoin

A Lei Bitcoin foi aprovada no mês de junho pelo Congresso do El Salvador, tornando o Bitcoin uma moeda de curso legal no país, isso fez da nação a primeira a adotar uma criptomoeda no mundo.

A lei foi proposta pelo próprio presidente do país, Nayib Bukele, que demostrou seu apoio as criptomoedas, especialmente pelo Bitcoin, na tentativa de “salvar” a economia de El Salvador, que adotou o dólar como moeda oficial.

Depois do movimento, de uma lado vimos notícias positivas sobre a adoção do Bitcoin no país, como por exemplo, pequenos comerciantes adotando a moeda como forma de pagamento. Por outro lado, hoje vemos o outro lado da moeda, as pessoas que são contra a utilização do Bitcoin.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Lorena Almada
Estudante de Engenharia Eletromecânica. Apaixonada por Economia. Seguidora da Escola Austríaca. Entusiasta do Bitcoin, descentralização e liberdade.
Senadora Democrata Elizabeth Warren

Senadora dos EUA compara Bitcoin a óleo de cobra

A Senadora Democrata Elizabeth Warren, falou em uma recente entrevista à CNBC que não é contra as pessoas serem livres para investir em Bitcoin,...
Casa a venda por Bitcoin negócio imobiliário

Bitcoin vira garantia em negócio para crédito imobiliário pela primeira vez

Ao tentar obter um crédito imobiliário um credor de uma negociação comprovou ter Bitcoin e conseguiu ter seu financiamento aprovado. Muitas pessoas quando vão ao...
Abilio Diniz, empresário e bilionário brasileiro

O3 Capital, que tem Abílio Diniz como sócio, investe em ETF de criptomoedas

Uma empresa que tem Abilio Diniz como conselheiro investiu em criptomoedas via ETF listado na bolsa de valores brasileira. A aquisição foi feita pela...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias