Estamos próximos da última sexta-feira do mês. Mas o que isso tem a ver com a recente queda de Bitcoin de 7% em poucos minutos? Significa que os contratos futuros de Bitcoin da CME estão prestes a expirar e eles podem ter influenciado o movimento.
Preço do Bitcoin desaba: manipulação?
Aproximadamente 20.000 contratos futuros da plataforma da Wall Street CME vão expirar na sexta-feira. Isto representa cerca de $150 milhões de dinheiro institucional de investidores.
Todos os dias grandes investidores do mercado apostam se o preço do Bitcoin vai cair ou vai subir. Isto é feito através de plataformas de negociação de futuros, tais como a CME, a recente Bakkt, a BitMEX, a própria Binance, entre outras. Tais plataformas permitem a alavancagem em até 125x (que é o caso da Binance). Mas seria esse o motivo da queda de $500 do Bitcoin em poucos minutos?
Essas apostas supostamente nunca influenciam o Bitcoin real, ou seja, não são efetuadas de fato, ordens no book das corretoras. Assim, são puramente baseadas no preço do bitcoin agregado pela CME. Ao menos eles consideram 4 exchanges: Bitstamp, Coinbase, itBit e Kraken.
Na CME, existe um mecanismo que calcula o fluxo de trades das exchanges durante uma janela específica de tempo de 1 hora. Essa janela é dividida em 12 partes, ou seja, intervalos de 5 minutos cada e cada parte é calculada proporcionalmente ao preço médio balanceado das 12 partes.
Parece confuso? Sim, mas esse particionamento teoricamente é feito para impedir a manipulação do preço à vista. Porém, o uso desse período específico de uma hora pode tornar fácil a manipulação: tudo o que você precisa fazer para contornar isso é manipular o preço no dia anterior.
Durante meses e meses é observado o mesmo movimento acontecer, é improvável que seja apenas uma coincidência. Mas por que? O site trustnodes explora mais o assunto e fez um artigo completo sobre.