Manipulação? Bitcoin desaba 7% próximo a vencimento de contrato futuro

Durante meses e meses é observado o mesmo movimento acontecer.

Siga no
Rede Bitcoin (BTC)
Rede Bitcoin (BTC)

Estamos próximos da última sexta-feira do mês. Mas o que isso tem a ver com a recente queda de Bitcoin de 7% em poucos minutos? Significa que os contratos futuros de Bitcoin da CME estão prestes a expirar e eles podem ter influenciado o movimento.

Preço do Bitcoin desaba: manipulação?

Aproximadamente 20.000 contratos futuros da plataforma da Wall Street CME vão expirar na sexta-feira. Isto representa cerca de $150 milhões de dinheiro institucional de investidores.

Todos os dias grandes investidores do mercado apostam se o preço do Bitcoin vai cair ou vai subir. Isto é feito através de plataformas de negociação de futuros, tais como a CME, a recente Bakkt, a BitMEX, a própria Binance, entre outras. Tais plataformas permitem a alavancagem em até 125x (que é o caso da Binance). Mas seria esse o motivo da queda de $500 do Bitcoin em poucos minutos?

Essas apostas supostamente nunca influenciam o Bitcoin real, ou seja, não são efetuadas de fato, ordens no book das corretoras. Assim, são puramente baseadas no preço do bitcoin agregado pela CME. Ao menos eles consideram 4 exchanges: Bitstamp, Coinbase, itBit e Kraken.

Na CME, existe um mecanismo que calcula o fluxo de trades das exchanges durante uma janela específica de tempo de 1 hora. Essa janela é dividida em 12 partes, ou seja, intervalos de 5 minutos cada e cada parte é calculada proporcionalmente ao preço médio balanceado das 12 partes.

Parece confuso? Sim, mas esse particionamento teoricamente é feito para impedir a manipulação do preço à vista. Porém, o uso desse período específico de uma hora pode tornar fácil a manipulação: tudo o que você precisa fazer para contornar isso é manipular o preço no dia anterior.

Durante meses e meses é observado o mesmo movimento acontecer, é improvável que seja apenas uma coincidência. Mas por que? O site trustnodes explora mais o assunto e fez um artigo completo sobre.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Michael Saylor Kitcon News

Michael Saylor: “Bitcoin vai durar 3950 anos, invista no que foi feito para durar...

Michael Saylor é um dos grandes apoiadores do Bitcoin e um dos mais conhecidos defensores da criptomoeda, sempre falando bem dela e de seus...
Art e Yuki Williams Family Imagem: 7News

Família não consegue acessar carteira de criptomoeda com R$ 35 milhões e pede ajuda

Uma família abriu uma campanha no Kickstarter pedindo ajuda para recuperar uma fortuna em Ethereum que eles não receberam da Fundação Ethereum após uma...
Amazon e mão segurando Bitcoin

Amazon nega rumores de que vai aceitar Bitcoin como pagamento

A Amazon, terceira maior empresa em valor de mercado do mundo, negou nesta segunda-feira (26) que irá aceitar Bitcoin como pagamento este ano. Nos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias