Publicado originalmente em CoinmarketCap.
2022 vem sendo um ano monumental para a indústria dos jogos em blockchain. Há uma forte bifurcação nos jogos blockchain, já que os jogos play-to-ganhar (P2E) caíram, com todos os grandes projetos, perdendo mais de 90% de sua capitalização de mercado ao longo de 2022.
Há também uma tendência de queda semelhante em outros ativos especulativos relacionados a jogos — principalmente NFTs de terrenos virtuais que pertencem a jogos que ainda serão lançados.
No entanto, a próxima era de jogos divertidos, que estão muito menos focados em ganhar, está sendo construída constantemente por muitas equipes talentosas ao redor do mundo.
No geral, parece que o mercado de jogos blockchain continua a amadurecer em seu próximo estágio, em que as empresas que atraem a maior parte da atenção do financiamento não são mais as que constroem infraestrutura, mas sim os estúdios de jogos blockchain que podem produzir conteúdo envolvente que faz uso de infraestrutura de jogos blockchain.
Entrando em 2023, há cinco grandes impulsionadores da indústria:
Infraestrutura
A infraestrutura mais importante para conduzir a adoção em massa é a mais próxima dos jogadores: as carteiras Apesar da popularidade atual da Metamask, ela apresenta diversos desafios:
• Gerenciar chaves privadas é complicado e arriscado
• O navegador de celular da Metamask não é fácil de usar
• Embora tenha apresentado melhorias, a Metamask não é fácil de usar
Naavik acredita que os novos desenvolvimentos de carteira como a Sequence pela Horizon e Stardust possam melhorar suas soluções:
Sequence é uma carteira multi-chain sem custódia com suporte multi-chave e funcionalidade para pagar taxas de gás no token de escolha do usuário. Ela está em versão beta com o Skyweaver (um jogo desenvolvido pela Horizon) no celular há pelo menos um ano, dando a ele uma vantagem no suporte móvel para desenvolvedores de jogos.
Ele vem com switches de rede integrados, swaps de token, canais de entrada para moeda fiat e visualização NFT. Da mesma forma, Stardust Vault busca “obfuscate” a camada da blockchain para jogadores e desenvolvedores. Isso permite que a carteira se integre perfeitamente com jogos em segundo plano.
Distribuição
As principais plataformas estão lentamente se aquecendo para a ideia de distribuir jogos em blockchain, ou pelo menos de encontrar maneiras de fazer parte disso. A Epic Games Store, que hospeda Blankos Block Party e a Apple, permite a venda de NFTs (ainda que de forma limitada).
É o início de um movimento que aumentará a presença de NFTs e web3 para mais consumidores. Possibilitar a distribuição geral de jogos em blockchain é um catalisador muito importante para sua adoção em massa.
Migração de Talentos
Quatro principais áreas são responsáveis pela migração de talentos de desenvolvedores de jogos blockchain:
Fonte: CoinMarketCap e o Relatório de Jogos em Blockchain de Naavik
Mesmo que o efeito no espaço não seja imediato, esta é uma notícia muito boa para o desenvolvimento de longo prazo dos jogos blockchain, resultando em jogos mais divertidos e construídos com base nas melhores práticas de jogos tradicionais.
Modelo de Jogo
Fonte: CoinMarketCap e o Relatório de Jogos em Blockchain de Naavik
As melhores práticas que definem o futuro dos jogos blockchain estão em formação, com Free-to-Own (F2O) sendo a quarta evolução depois de Play-to-Earn (P2E), Play-and-Earn (P&E) e Play-and-Own (P&O).
O recurso em destaque do F2O é o simples fato de que ele reduz drasticamente as barreiras de entrada, oferecendo NFTs gratuitamente, não limitando o acesso ao jogo com preços elevados.
Isso pode ser um catalisador importante para acelerar a adoção do mercado em massa. Outras tendências importantes de produtos incluem jogos on-chain, jogos F2P blockchain, modelos tokennomicos em evolução, expansão de gênero e público em jogos web3, cenário asiático de jogos blockchain, conteúdo gerado pelo usuário (UGC) e inteligência artificial (IA) em jogos blockchain.
Regulação
Em 2022, os órgãos reguladores estão prestando mais atenção aos jogos de blockchain e às empresas de criptomoedas em geral – por exemplo, o presidente da SEC, Gary Gensler, mencionou que todos os tokens de criptomoedas, exceto Bitcoin, podem se equiparar a valor mobiliário.
Além disso, a SEC iniciou uma investigação contra Yuga Labs. Embora ainda não tenha sido concluída, o resultado pode afetar toda a Web3, pois o Yuga Labs é pioneiro deste setor.
Mas dada a prevalência de rug-pulls e fraudes, regulamentos mais claros são desejados, embora o impacto possa afetar negativamente muitas inovações no setor.
Para obter uma versão mais detalhada desta análise, consulte o Capítulo 4 de Naavik x Relatório de Jogos em Blockchain da CMC, ou baixe o PDF completo.