O veterano gestor de fundos Mark Mobius disse que está preocupado com o preço do Bitcoin, afirmando que se a moeda cair, as ações das empresas de tecnologia também serão afetadas.
Mobius acredita que o Bitcoin é um ativo perigoso e explicou que a correlação entre a moeda digital e as ações de tecnologia é alta. A criptomoeda caiu cerca de 30% nas últimas semanas, de US $ 58 mil para US $ 43 mil. Ao mesmo tempo, as ações da Tesla e de outras empresas de tecnologia também foram afetadas.
“Acho que a relação entre os preços do Bitcoin e o mercado de tecnologia é muito próxima”, disse ele em entrevista à Bloomberg. “Portanto, observe aquele indicador.”
O investidor americano de 83 anos, fundador da Mobius Capital e conhecido como o “guru dos investimentos” nos mercados internacionais, afirmou que o Bitcoin pode desempenhar um papel de um indicador importante para as bolsas de valores.
“Uma das coisas que temo… é uma queda no preço do Bitcoin”, disse ele. “Acho que se os preços do Bitcoin caírem, acho que as ações de tecnologia serão muito atingidas”.
A queda nas ações de tecnologia no mês passado sugerem que alguns investidores venderam ações em favor de outros ativos, como o Bitcoin.
“Espero que continue alto”
Mobius, que é autor do livro “O Mito da Inflação e o Mundo Maravilhoso da Deflação”, disse que não quer que o preço da moeda digital caia, afirmando que prefere que ela continue em alta, já que isso, em sua opinião, ajudaria as ações de empresas de tecnologia.
“Espero que continue alto, não estou prevendo ou desejando que caia, mas só espero que continue alto, porque as ações de tecnologia serão capazes de se recuperar”, disse Mobius.
Bolha
O investidor disse à Financial News este mês que temia que uma bolha estivesse se formando em algumas partes do mercado, à medida que os investidores investiam em bitcoins e empresas não lucrativas.
“Estamos em uma bolha em algumas áreas do mercado, particularmente no mercado de criptomoedas e em algumas empresas que são populares por um motivo ou outro, embora haja perdas contínuas de lucros”, disse ele.
Mobius, que ganhou fama com investimentos em mercados emergentes, também acredita que Bitcoin e ouro estão correlacionados, já que ambos são considerados reservas de valor.
“Acho que existe uma relação entre o Bitcoin e o ouro, porque você fala com todas essas pessoas e elas dizem ‘puxa, o bitcoin é como o ouro, é uma reserva de valor’, então acho que há alguma relação entre esses dois uma das razões pelas quais o ouro está baixo – caso contrário, não há boas razões para o ouro cair”, disse ele.