Conforme a taxa de transação do Ethereum está nas alturas, muitos usuários preferem utilizar outras blockchains como a Binance Smart Chain e a Solana. Todavia as vezes você se vê obrigado a usar o Ethereum por ser a única alternativa disponível.
O relatório abaixo, feito pela Coin Metrics, pode lhe ajudar a economizar um bom dinheiro em taxas. O estudo aponta que os picos mais caros ocorrem no horário comercial dos EUA, entre 9 e 17h.
Embora as carteiras mostrem a taxa recomendada no momento, você pode utilizar outros sites para acompanhar esta métrica. Sem precisar abrir a sua carteira a todo momento para conferir quanto gastará na transação, tendo mais segurança e praticidade.
Melhores dias e horas para enviar Ethereum e tokens
À medida que as taxas funcionam como um leilão, onde as mais altas entram no próximo bloco, horários e dias de mais utilização apresentam taxas mais caras.
O estudo da Coin Metrics aponta que o horário comercial dos EUA é o que apresenta maior uso do Ethereum. Ou seja, de segunda à sexta-feira entre as 9 da manhã e 5 da tarde nos EUA, por conta do fuso horário de 2 horas de diferença, no Brasil este horário é entre as 11 e 19h.
Visto isso, os melhores dias para enviar Ether e tokens são nos finais de semana, especialmente no domingo. Já em questão de horário, o melhor é de madrugada e início da manhã.
Transação pode ser confirmada mais tarde
Também vale lembrar que você pode utilizar uma taxa mais barata do que a atual recomendada e ela ficar na fila, sendo confirmada depois quando a rede estiver menos sobrecarregada.
Porém é importante notar que caso as taxas não caiam até o valor que você estipulou, sua transação ficará presa por tempo indeterminado. Ou seja, embora possamos ter uma ideia das taxas passadas, é impossível determinar precisamente como estarão no futuro. Procure utilizar a taxa recomendada.
Como escolher a taxa de Ethereum
Embora as carteiras de Ethereum mostrem a atual taxa recomendada, você pode utilizar outros sites para conferir o estado atual da rede sem precisar abrir a sua carteira. Questão de segurança e praticidade.
Dois sites recomendados são o ETH Gas Station e o EtherScan, note que eles apresentam diferenças de valores conforme usam métricas diferentes. Apesar disso, pode-se ter uma ideia do tempo necessário para que sua transação seja confirmada.
Outra ferramenta útil do ETH Gas Station é a sua calculadora, onde você seleciona o gas, quanto mais complexa a transação, maior será este valor, para transferencia de ETH é 21.000 e não deve ser alterado. Na sequência temos o gwei, unidade equivalente a 0.000000001 ETH, que é multiplicado pelo gas (gas * gwei = custo da transação em ETH).
No comparativo acima mostramos a diferença de taxas pagas no horário atual em relação a horário onde o custo está em 60 gwei. A primeira mostra uma taxa de ~15 dólares (R$85) e a segunda de ~5 dólares (R$30), uma grande economia, especialmente para quem precisa transferir valores baixos ou de forma frequente.