Investidor processa memecoins e “milionário da Dogecoin” sai em defesa

Pelo menos duas memecoins receberam intimações via blockchain para removerem seus projetos da internet. Brasileiro, acusado recentemente de promover golpes de novas memecoins, saiu em defesa.

Pelo menos duas memecoins foram processadas para deixar de existir após utilizar a imagem de memes originais da internet. O caso ocorreu após a explosão de memecoins que buscavam ocupar um espaço impulsionado pela Pepe (PEPE).

Assim, muitos projetos de criptomoedas memes chegaram com promessas de superar a Dogecoin (DOGE), a Shiba Inu (SHIB) e outras.

As intimações contra os projetos de memecoins criados como tokens na rede Ethereum foram entregues via contratos inteligentes na própria blockchain.

Analista diz que projetos de memecoins processados são esquemas de pump e dump

Com a alta meteórica da PEPE entre abril e maio de 2023, outros criadores de memecoins surgiram no mercado com novas promessas de projetos engraçados, utilizando a imagem de alguns memes originais da internet.

Um dos exemplos é a Gata Rabugenta (Grumpy Cat), um meme do qual seu criador alega ter direitos autorais sobre o projeto. Nos últimos dias, ele pediu que a comunidade de criptomoedas não comprasse a “GrumpyCat Coin”, que ele chamou de golpe irreal.

Outro projeto chamado “NYAN Meme Coin” também chamou atenção nos últimos anos, ao utilizar a imagem de um gato colorido. Ambos os projetos, contudo, agora receberam, via blockchain, intimações de cessar e desistir, ordens que antecedem um processo judicial.

Ou seja, caso os criadores e influenciadores que divulgam os projetos não suspendam suas atividades, podem sofrer na justiça dos EUA processos.

Ao perceber a movimentação, o analista blockchain ZachXBT, brincou que os golpes de memecoins receberam intimações onchain, um caso para lá de inusitado.

“Uau, memecoins pump e dump ‘Nyan meme coin’ e ‘GrumpyCat Coin’ acabaram de receber cartas de cessar e desistir onchain.”

Brasileiro conhecido por ter ficado milionário com a Dogecoin sai em defesa de memecoins que estava recomendando para seus seguidores

O brasileiro Glauber Contessoto, que mora nos EUA e é mais conhecido como ProTheDoge entre fãs de memecoins, saiu em defesa dos projetos processados.

Nos últimos dias, ele chegou a receber acusações de apoiar os golpes de novas memecoins, os chamados pumps e dumps. No entanto, na visão de Glauber, as pessoas estão tentando processar a descentralização.

Nem todos os seus seguidores concordaram com a sua visão, apontando que ainda existem direitos autorais e que leis devem ser cumpridas.

Não está claro o que os autores dos projetos das memecoins acionadas pretendem mudar para não sofrerem com a justiça, visto que um acordo extrajudicial já surgiu em seu radar. Caso eles se recusem a responder ou resolver a situação, o caso pode parar nos tribunais no futuro.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias