MetaMask faz alerta de golpe com criptomoedas envolvendo email

No artigo do Bleeping Computer, compartilhado pela MetaMask, há algumas capturas de tela do e-mail e página falsas da carteira, no qual pedem que o usuário insira sua frase de recuperação.

A MetaMask, uma das carteiras mais populares de criptomoedas, emitiu um alerta para investidores nesta segunda-feira (13). Segundo a empresa, há um grande golpe de phishing acontecendo nesta semana.

Tudo teria começado com um problema na Namecheap, um popular registrador de domínios web, que teve seus serviços de e-mail comprometidos.

“Temos evidências de que o sistema upstream que usamos para enviar e-mails está envolvido no envio de e-mails não solicitados para nossos clientes”, escreveu a Namecheap no domingo (12). “Pausamos imediatamente.”

Conforme tais e-mails parecem ser da própria Namecheap, os hackers estão aproveitando do descuido das vítimas em potencial para enviá-las a sites falsos. Um dos principais alvos seriam investidores de criptomoedas, especialmente utilizadores da MetaMask.

MetaMask alerta para golpe de phishing

Também através do Twitter, a MetaMask pediu para que as pessoas evitem abrir e-mails partindo da Namecheap ou da própria MetaMask, notando que se trata de um golpe.

“A MetaMask não coleta informações KYC e nunca enviará um e-mail sobre sua conta! Não insira sua Frase de Recuperação Secreta em um site NUNCA”, alertou a carteira.

“Se você recebeu um e-mail hoje da MetaMask ou Namecheap ou qualquer outra pessoa como esta, ignore-o e não clique em seus links!”

No artigo do Bleeping Computer, compartilhado pela MetaMask, há algumas capturas de tela do e-mail e página falsas da carteira, no qual pedem que o usuário insira sua frase de recuperação. Ou seja, caso um investidor prosseguir com estes passos, dará aos hackers o acesso às suas criptomoedas.

“Caro usuário, estamos lhe escrevendo para lhe informar que, para continuar usando nossa carteira, é importante que você verifique sua identidade por KYC”, aponta o falso e-mail que pretende roubar criptomoedas de investidores.

E-mail enviado por hackers se passando por suporte da MetaMask para roubar criptomoedas de investidores. Fonte: Bleeping Computer.

Caso o usuário clique no link inserido no e-mail, então este será levado a uma página falsa. Como pode ser visto na imagem abaixo, os hackers pretendem que a potencial vítima seja ingênua o bastante para inserir suas chaves privadas ou frase de recuperação, o que lhes dará acesso às criptomoedas do investidor.

Site falso da MetaMask faz parte do golpe de phishing que teria iniciado com brecha de segurança na Namecheap. Fonte: Bleeping Computer.

Por fim, a Namecheap é conhecida por ser um dos primeiros serviços a aceitar Bitcoin como pagamento. Portanto, é possível que muitos de seus usuários sejam investidores de criptomoedas, aumentando o risco do ataque.

A última dica de segurança é nunca escrever suas chaves privadas em sites suspeitos, bem como pensar por cinco minutos antes de tomar uma ação que pareça requerer imediatismo. Afinal, tal senso de urgência é uma velha tática de golpistas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias