A Microsoft acaba de dar um grande passo no universo descentralizado, a empresa anunciou uma ferramenta de identidade digital baseada na blockchain do Bitcoin.
De acordo com a Coindesk, um projeto de código aberto da Microsoft chamado ION está em desenvolvimento há cerca de um ano e se concentra na comunicação e validação de redes.
O projeto busca aprimorar a identificação descentralizada, protegendo informações dentro de sistemas utilizados por empresas como Airbnb e Uber, permitindo a intercomunicação entre redes, validação de identidade e prova de propriedade de dados, sem comprometer a privacidade – tudo que a blockchain do bitcoin já faz.
Em conversa com a Coindesk, Christopher Allen, co-fundador do grupo de trabalho da World Wide Web Consortium (W3C) para soluções de identidade descentralizada (DID), falou sobre como o envolvimento da Microsoft pode transformar a indústria:
“Muitas infraestruturas corporativas usam produtos da Microsoft”, disse Allen. “Então, se eles integrarem isso em qualquer um de seus produtos de infraestrutura, eles terão acesso ao DID.”
Embora a descentralização e a privacidade se beneficiem enormemente desse novo projeto, Allen observa o quanto isso é uma vitória para o Bitcoin e para a comunidade de criptomoedas também:
“É a Microsoft dizendo que não tem medo do bitcoin, e na verdade, ‘tem algumas propriedades muito boas e estamos dispostos a tirar proveito dessas propriedades’, é um passo na direção certa.”
A Coindesk também conversou com Yorke Rhoads, gerente da equipe de engenharia blockchain da Microsoft, que afirmou que a empresa está trabalhando em projetos importantes de assinatura e validação por mais de meio ano.
Rhoades afirmou que, embora o software dependa de redes públicas, como do Bitcoin ou Ethereum, ele pode lidar com uma taxa de transferência maior do que as próprias blockchains são restritas.
Esta notícia importante não passou despercebida dentro da comunidade de criptomoedas:
thrilled that @microsoft is building its digital identity stack on the bitcoin network
blockchains have a feature fetish. no amount of features can replace a robust, secure computational network and an uncompromising commitment to immutability.https://t.co/69a86jsem6
— Meltem Demirors (@Melt_Dem) May 13, 2019
BREAKING: @Microsoft is launching the first decentralized infrastructure implementation by a major tech company to be built directly on the bitcoin blockchain. Report by @La__Cuen https://t.co/89zl92Lt3H
— CoinDesk (@CoinDesk) May 13, 2019
https://twitter.com/Rhythmtrader/status/1127932616387309568
De acordo com sua página do GitHub, ION é um sistema descentralizado; nenhuma empresa, organização ou grupo controla os identificadores e entradas no sistema, e ninguém dita quem pode participar.
A ION notavelmente não introduz novos tokens / moedas. Portanto, o Bitcoin é a única unidade de valor relevante na operação dos aspectos da cadeia da rede ION.
Além disso, temos que ter em mente que a ION não é um sistema de consenso ou uma sidechain. Os nós da rede não requerem nenhum mecanismo de consenso adicional.
O mundo está começando a levar a tecnologia blockchain e as criptomoedas mais a sério. Empresas como e-Bay, Starbucks, JP Morgan e muitas outras se aventuraram nesse espaço. O Facebook tem sido um dos líderes nesta área, no entanto, eles parecem ter perdido o manto para a Microsoft.