O Estado de Minas Gerais promove um evento sobre criptomoedas, blockchain e criptoeconomia no final de novembro e início de dezembro de 2021.
Vale lembrar que Minas Gerais inaugurou sua rede blockchain própria nas últimas semanas, se posicionando como um dos primeiros estados no Brasil a criar uma iniciativa assim.
O assunto de blockchain tem ganhado espaço entre órgãos públicos brasileiros, na medida em que precisam de uma tecnologia de gerenciamento de dados que dê mais transparência e segurança ao armazenamento de dados.
Em Minas Gerais, a Prodemge é a empresa pública que cuida da tecnologia da informação estadual, buscando modernizar a infraestrutura utilizada para prestação de serviços aos mineiros.
Minas Gerais promove evento online sobre criptomoedas e criptoeconomia
O evento Inova 2021 é a quarta edição de um tradicional evento promovido em Minas Gerais, que vai para sua segunda edição em modalidade totalmente online. A 4.ª Semana de Inovação acontecerá entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021, com uma vasta programação.
Em 2020, por exemplo, este evento já havia explorado o assunto de blockchain, com palestra de Gladstone Arantes, do BNDES, que acabou explicando também sobre o Bitcoin na ocasião. Uma palestra sobre Blockchain para Iniciantes também foi apresentada naquele evento, pelo palestrante Fabrício Resende (Prodemge).
Fica claro então que o evento já conta com uma trilha de estudos em Blockchain, que volta a ser tema nessa edição de 2021. Este assunto será explorado em sete palestras.
Uma delas será apresentada por Carlos Leonardo dos Santos Mendes, arquiteto de software da Prodemge, que irá falar sobre criptomoedas na palestra “Blockchain, Criptoativos e Criptoeconomia“, comentando sobre o mercado de ativos digitais que hoje vale mais de 2 trilhões de dólares no mundo.
Quais eventos falarão sobre Blockchain e como participar?
A trilha Blockchain do Inova 2021 foi dividida em sete palestras, que serão apresentadas por diferentes profissionais. Com experiência principalmente no setor público brasileiros, as palestras abordam diferentes temáticas sobre o assunto.
Para participar do evento basta acompanhar a programação oficial e se preparar para curtir as palestras, que serão gratuitas e abertas ao público. Assim, todas serão apresentadas e apenas algumas exigirão inscrições prévias para participação.
Chama atenção que o estado de Minas Gerais vai discutir sobre várias inovações neste evento, como Computação Quântica, Segurança e LGPD, Mentalidade Ágil, Gestão de Tecnologias, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Cases de Inovação do Governo, entre outros assuntos mais, que são de interesse da comunidade de tecnologia.