A mineração de criptomoedas vai salvar da demolição uma usina de energia dos Estados Unidos que tem 110 anos e valor histórico. A Old Rainbow parou suas atividades em 2013 e, desde então, não se sabia o que fazer com ela.
O plano era destruí-la, mas os habitantes de Montana, onde a usina está instalada, não queriam que o prédio fosse demolido por causa do seu valor histórico e cultural para a sociedade local.
A solução veio com uma autorização da Comissão Federal de Regulamentação de Energia (FERC) para transformar a Old Raibow em uma fazenda de mineração de criptomoedas.
Os documentos encaminhados a FERC com a proposta da nova atividade dizem que, a princípio, as máquinas vão ficar em apenas uma parte do edifício, mas a medida que o empreendimento se mostrar lucrativo, os equipamentos serão expandidos.
“Construídas entre 1908 e 1910, as instalações hidrelétricas deram uma grande contribuição ao desenvolvimento da indústria de mineração de Montana e à eletrificação de suas ferrovias. No final de 1800, a produção de cobre era a principal força industrial em Montana, e sua expansão dependia de eletricidade ampla e barata.”
A ideia é que se tenha funcionários trabalhando na usina 24 horas por dia, nos 365 dias do ano fazendo a mineração. Na proposta apresentada a FERC está descrito também que com a novidade o prédio ficará praticamente inalterado e o caráter histórico do edifício vai ser mantido.
O drama da demolição da usina começou em 2009 quando uma nova hidroelétrica foi construída um pouco abaixo do rio em que a Old Raibow usava para buscar energia e próximo de onde ela estava instalada.
Esse novo empreendimento ficou responsável pelo fornecimento de energia elétrica. Por causa disso, a FERC pediu que os donos da Old Raibow achassem um novo uso para ela e a fazenda de mineração foi a solução. A nova usina é que vai fornecer energia renovável para o centro de dados do novo empreendimento de mineração de criptomoedas.