Com o Bitcoin tendo um ano bem complicado durante 2022, muitos investidores sentiram a pressão dos ursos nos últimos meses, mas essa pressão também foi sentida pelos mineradores, uma parte vital para que a economia continue saudável.
E após meses de negatividade, os mineradores estão vendo uma luz no fim do túnel com a recente guinada de preço do ativo digital.
O Bitcoin está caminhando para um reteste do seu valor estimado de produção para os mineradores. De forma simples, estamos nos aproximando para um momento em que produzir 1 BTC custará o equivalente ao preço de 1 BTC.
Nos últimos meses a situação era justamente a oposta, com os mineradores produzindo Bitcoin com prejuízo, tecnicamente pagando para conseguir manter a mineração. Como é de se imaginar, isso é um grande desincentivo para as operações de mineração.
De acordo com informações da Glassnode, uma das mais importantes e reconhecidas companhias de análise de dados on-chain, o Bitcoin está caminhando para o importante teste de valor de produção, uma mudança positiva no cenário geral do ativo.
“O Bitcoin está no processo de retestar o valor estimado de produção para mineradores (…) Subir acima desse nível oferece um alívio necessário para a receita das mineradoras.”
#Bitcoin is in the process of retesting the estimated average cost of production price for Miners.
This model uses a log-log regression analysis to relate Diffculty to Market Cap.
Breaking above this level like offers much needed relief to miner incomeshttps://t.co/w0cTk96BrK pic.twitter.com/wQiHKyh3xU
— glassnode (@glassnode) January 12, 2023
Mineração do Bitcoin se recuperando
A recuperação do preço de produção do Bitcoin para os mineradores é resultado da recente guinada de preço que vem dando esperança também para os investidores. Mas também é algo planejado pelo próprio código da criptomoeda.
O Bitcoin tem em sua programação um ajuste de dificuldade, que aumenta ou diminui de acordo com a necessidade da rede a cada certo número de blocos minerados. Quando há um hashrate baixo, a dificuldade diminui, quando ele está alto, ela aumenta.
Com isso em mente, mesmo com os ajustes de dificuldade da rede, os mineradores ainda estavam passando por uma crise devido à pressão de venda recente e das constantes quedas de preço.
O gráfico da Glassnode mostra que os mineradores estavam operando com prejuízo desde os meses em que a FTX começou a dar sinais de colapso e acabou falindo.
Os mineradores já estavam sob imensa pressão no início do mercado de baixa devido a uma infinidade de fatores, como a queda do preço e os custos de eletricidade cada vez mais altos, mas esse período desde a queda do FTX tornou seus rendimentos ainda piores.
Com essa mudança, temos alguns dos sinais iniciais de que o Bitcoin começa uma virada de tendência e pode começar a caminhar para antigos níveis de suporte, que agora se tornaram resistência.
Investidores recentes estão no lucro
Outro dado que chama a atenção na análise da Glassnodes é que o preço do ativo está acima do “Preço Realizado de Curto Prazo”. O que indica que compradores recentes do ativo estão no lucro.
“O Preço do Bitcoin passou do valor de Preço Realizado de Curto Prazo em US$ 17,8 mil. Isso significa que as compras médias nos últimos 5 meses agora estão no lucro.”
Um outro sinal importante de que podemos estar vendo o começo da reversão de tendência de baixa.