Mineradores estão vendendo bitcoins mais rápido do que conseguem gera-los

A venda maior do que a produção de Bitcoin tende a contribuir para um quadro de alta em seus preços.

Siga no

Desde que o surto de coronavírus tomou proporções globais, a economia em todo o mundo tem sentido os impactos da pandemia. Mas foi a partir do dia 12 de março que esta realidade começou as finanças de todos os com mais força.

Consequentemente, estes efeitos também se estenderam para o criptomercado. Desta forma, os mineradores de Bitcoin estão entre os mais afetados por tudo o que o está acontecendo.

Em um intervalo de cerca de um mês, desde o dia 29 de fevereiro, os mineradores de bitcoin viram o hashrate cair 45%.

Além disso, precisaram enfrentar a segunda maior queda de história da criptomoeda, algo que os deixou com ainda mais dificuldades.

E além destes fatores, agora surge uma outra situação bastante complexa para essas pessoas. Devido a esta série de fatores, nos últimos tempos elas estão vendendo mais Bitcoin do que conseguem gerar.

A situação é totalmente diferente da de meses atrás, quando os mineradores estavam se preparando para o halving previsto para ocorrer em maio. Todo o montante de bitcoin acumulado durante esta época já está sendo utilizado nas transações destas pessoas.

Isso porque a capacidade de gerar criptomoedas tem sido bastante afetada. No entanto, o maior problema é relativo ao período em que o ativo digital atingiu o valor mínimo de 3.800 dólares.

Antes de apresentar uma recuperação que o fez voltar para os 6.700 dólares na última quinta-feira (26), muita moedas foram vendidos ao invés de produzidos.

Venda de bitcoins pelos mineradores vs geração de bitcoins. Grafico: Bytetree.com
Venda de bitcoins pelos mineradores vs geração de bitcoins. Grafico: Bytetree.com

Um cenário incerto a curto prazo

De acordo com informações divulgadas pela Bytetree.com, mesmo que o preço seja um dos principais fatores para a mineração, não há um entendimento sobre o fato de que diversas operações neste sentido utilizaram-se de empréstimo para gerar as criptomoedas.

Assim sendo, este fator contribui para que haja, inclusive, a queda de hashrate que foi registrada.

Conforme a instabilidade que afetou o criptomercado se estendeu para o setor de mineração, diversas pequenas companhias foram fechadas.

O principal motivo para o fechamento destes locais foi o fato de que estes puderam pegar emprestado um capital de serviços financeiros, com a chance de devolver com seus lucros.

Porém, na medida em que não conseguiram minerar bitcoin, acabaram tendo que desistir de seus negócios sem poder pagar por suas dívidas.

Charlie Morris, fundador do Bytetree.com, a venda maior do que a produção de Bitcoin tende a contribuir para um quadro de alta em seus preços.

Sua opinião foi compartilhada no Twitter, e rapidamente teve o respaldo de outros usuários. O Bitcoin está a 47 dias do halving, este conjunto de fatores econômicos e sociais que afeta todo o mundo pode trazer um impulso inesperado para a moeda digital.

 

Além disso, caso as previsões de um relatório publicado pela Tradeblock se confirmem, a criptomoeda pode chegar a 12.500 dólares quando seu preço cair pela metade.

Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Presidente do Banco da Inglaterra sugere que criptomoedas estão com os dias contados

Durante um painel virtual de debate sobre moedas digitais em Davos, o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse que uma moeda digital "duradoura"...

Nietzsche aprovaria o Bitcoin?

"As empresas que vão a falência afetam os contribuintes com seus prejuízos”, mas “quando ganham dinheiro, ficam só pra eles”. É a chamada era...

Bolha do mercado de ações nos EUA está prestes a estourar, alerta o Bank...

Um dos maiores bancos dos Estados Unidos publicou um relatório alertando que a “forte alta” no mercado de ações em menos de 1 ano...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Nietzsche aprovaria o Bitcoin?

"As empresas que vão a falência afetam os contribuintes com seus prejuízos”, mas “quando ganham dinheiro, ficam só pra eles”. É a chamada era...

Bolha do mercado de ações nos EUA está prestes a estourar, alerta o Bank of America

Um dos maiores bancos dos Estados Unidos publicou um relatório alertando que a “forte alta” no mercado de ações em menos de 1 ano...

“Bitcoin será destruído com a regulamentação governamental”, diz professor de Harvard

A previsão para o preço futuro do Bitcoin é algo muito comum no criptomercado, alguns acreditam que, até o fim deste ano, teremos o...

“Bitcoin é uma bolha, mas o sistema financeiro mundial é uma bolha maior”, diz ex-analista da Bridgewater

Não é de hoje que os críticos do Bitcoin apontam a criptomoeda como uma bolha financeira. Em dezembro de 2017 talvez tenha sido o...

Empresa listada na Nasdaq compra R$ 820 milhões em Bitcoin

A Marathon Patent Group, empresa de capital aberto listada na Nasdaq, comprou 4.812 bitcoins por um total de US $ 150 milhões, aproximadamente R$...